9.4.14

Holismo


O que vem a ser isso? Para entendermos a Visão Holística da Educação é necessário sabermos a sua origem. A palavra Holismo – vem do grego holon – significa inteiro, integral, totalidade, realidade, que faz referência a um universo feito de conjuntos integrados que não pode ser reduzido a simples soma de suas parte. 

“O termo Educação Holística foi proposto pelo americano R. Miller (1997) para designar o trabalho de um conjunto heterogêneo de liberais, de humanistas e de românticos que têm em comum a convicção de que a personalidade global de cada criança deve ser considerada na educação. São consideradas todas as facetas da experiência humana, não só o intelecto racional e as responsabilidades de vocação e cidadania, mas também os aspectos físicos, emocionais, sociais, estéticos, criativos, intuitivos e espirituais inatos da natureza do ser humano”. (Yus, 2002, p.16). 

A Visão Holística da Educação é um novo modo de relação do ser humano com o mundo; uma nova visão do cosmos, da natureza, da sociedade, do outro e de si mesmo. Segundo o Relatório da Comissão Internacional de Educação para a UNESCO, intitulado “Educação: um tesouro a descobrir”, 1994 (que é a base para documentos e pareceres atuais do MEC, ex : PCN’s) são quatro os pilares básicos da Educação para o século XXI: Aprender a fazer; Aprender a conhecer;  Aprender a ser;  Aprender a viver juntos.  
         
Para se alcançar esses pilares, a Visão Holística traça um perfil de um ser humano com as seguintes características:

1. Ativo e Autodeterminado: autonomia para a “reconstrução do mundo”;
2. Pacífico: sensibilidade e criatividade para a criação de formas de luta;
3. Solidário: opõe-se ao acúmulo de bens como fonte de poder. Busca a justiça social;
4. Autoconsciente: busca da felicidade, bem-estar e paz, desde que atendidas as necessidades básicas de sobrevivência;
5. Intuitivo e dotado de visão holística: Intuição que alimenta hipóteses dentro de uma perspectiva interdisciplinar;
6. Pleno de amor: o amor descarta a competição, o egoísmo, a inveja, etc. Estimula a adesão, a participação e ao “compartilhar”;
7. Sensível ao belo e criativo: observar, sentir, captar, empolgar-se com detalhes do mundo;
8. Voltado ao espiritual: ser espiritualizado significa buscar internamente um encontro com a manifestação divina que existe em cada um de nós.            
A Visão Holística na Educação contribui para:
a) Perceber o aluno como ser integral;
b) Aprender a viver junto com o aluno;
c) Vivências em dinâmicas de grupo; (valorizar as coisas simples da vida)