16.9.11

*.* Moebius ou Móbius * Lemniscata




Uma fita de Möbius é um espaço topológico obtido pela colagem das duas extremidades de uma fita, após efectuar meia volta numa delas. Deve o seu nome a August Ferdinand Möbius, que a estudou em 1858.
Möbius estudou este objeto em 1858 tendo em vista a obtenção de um prêmio da Academia de Paris sobre a teoria geométrica dos poliedros. Johann Benedict Listing já tinha trabalhado sobre o mesmo objeto alguns meses antes. O fato de tanto Möbius como Listing terem estudado alguns anos antes com Carl Friedrich Gauss sugere que a gênese destas ideias esteja ligada a este matemático.
A importância do estudo deste objeto, na época, prendia-se à noção de orientabilidade, que não era ainda bem compreendida. Möbius introduziu também a noção de triangulação no estudo de objetos geométricos do ponto de vista topológico.
Möbius apenas publicou o seu trabalho em 1865, num artigo intitulado Über die Bestimmung des Inhaltes eines Polyëders.

Anel paradrômico é o espaço topológico em anel produzido pelo corte em uma fita (ou faixa) na qual tenha sido dada m e meia torções e sido reatadas em fitas iguais.[1] O corte de uma fita de Möbius, dando-lhe voltas adicionais, e o reconectar de suas extremidades produzirá anéis paradrômicos.


http://mathworld.wolfram.com/Moebius-KantorGraph.html






Moebius Transformations Revealed