18.5.15

Antroposofia, escola e atualidades


“Em tempos de crise, onde pessoas se veem desesperadas às voltas com problemas financeiros, de saúde, relacionamento ou simplesmente passam por aquela ‘noite escura da alma’, na qual as dúvidas são maiores que as certezas, todos se perguntam de onde extrair forças para superar momentos difíceis. Vemos nos outros os problemas, acreditamos que ninguém pode nos acudir e nos sentimos sozinhos e incompreendidos em nossas aflições, não conseguimos lutar nem mesmo com nossos instintos mais primitivos. Mas lembre-se, cada caminho é sagrado. Mesmo em momentos nos quais o tormento parece nos derrubar, podemos buscar essa luz interior. Ela existe dentro de cada um de nós. Que busquemos dentro de nós aquela força vital, poderosa, que nos move e impulsiona para que tenhamos clareza no pensar, certeza no agir e possamos espalhar a força do amor.



Excelente material de estudo neste link

http://www.antroposofy.com.br/forum/tempos-de-crise-a-busca-pela-luz-interior

Existe uma história muito popular representada nas escolas Waldorf de todo o mundo, cujo conteúdo pode nos servir de aprendizado.
A história da menina da lanterna
Para quem não conhece, essa é uma história na qual uma menina, depois de ver um vento teimoso apagar sua lanterna, procura ajuda para acender novamente sua chama, mas não encontra. Em princípio, encontra animais para os quais pede auxílio (que representam nossos instintos básicos) o ouriço, que não deixa ninguém chegar perto, o urso preguiçoso, preocupado em hibernar, e a astuta raposa, envolvida demais com seus próprios interesses.
Nenhum deles pode ajudá-la. Assim, a menina permanece na escuridão.
Depois, encontra uma fiandeira, o sapateiro e uma menina que leva uma bola. Os três também estão ocupados demais para solucionar seu problema.
Quando se recolhe, e pede ajuda às estrelas, ela adormece e, quando acorda, sua lanterna está acesa. O Sol a ajudou.
A menina da lanterna se transforma, e ilumina os caminhos de quem estiver ao seu redor, retornando pelo mesmo caminho, auxiliando generosamente aqueles que precisam de sua luz.
Profunda e cheia de significados, o conto é interpretado de várias maneiras.
Ano a ano, as crianças repetem a história e a vivenciam, tirando lições.
Para os pais, pode ser um profundo aprendizado. Principalmente em tempos de crise, onde pessoas se veem desesperadas às voltas com problemas financeiros, de saúde, relacionamento ou simplesmente passam por aquela ‘noite escura da alma’, na qual as dúvidas são maiores que as certezas, e todos se perguntam de onde extrair forças para superar momentos difíceis.
No olho do furacão é difícil encontrar respostas.
Vemos nos outros os problemas, acreditamos que ninguém pode nos acudir e nos sentimos sozinhos e incompreendidos em nossas aflições. Todos parecem estar ocupados demais tentando lidar com suas próprias batalhas. Projetamos nos outros nossos fantasmas e sombras e não conseguimos lutar nem mesmo com nossos instintos mais primitivos.
Tentamos, aos trancos e barrancos, tatear no escuro, procurando uma ideia, uma palavra, uma chave que possa modificar aquela realidade que parece indissolúvel.
Em vão.
Então, num momento de recolhimento e oração, percebemos que precisamos acender a nossa própria chama. Nossa sobrevivência depende disso. Que busquemos dentro de nós aquela força vital, poderosa, que nos move e impulsiona para que tenhamos clareza no pensar, certeza no agir e possamos espalhar a força do amor.
Talvez, o que nos falte em momentos de crise, é a sabedoria da menina da lanterna, que nunca perde a esperança. Nos momentos mais duros, enfrenta seus piores fantasmas – externos e internos – e procura reacender a própria chama.
Se você está num momento onde precisa de luz, em busca de um caminho a seguir, talvez a solução seja seguir o exemplo da menina. Escutar o chamado da sua alma e aquietar a mente, pedindo auxílio aos céus, para que a fé brote dentro de seu coração novamente.
Cada caminho é sagrado. Mesmo em momentos nos quais o tormento parece nos derrubar, podemos buscar essa força. Ela existe dentro de cada um de nós.
Todos somos meninas da lanterna. Hora em busca de luz, hora sendo luz na escuridão.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

A menina da lanterna

menina da lanterna2
Era uma vez uma menina que carregava alegremente sua lanterna pelas ruas. De repente chegou o vento e com grande ímpeto apagou a lanterna da menina.
Ah! Exclamou a menina. – Quem poderá reacender a minha lanterna? Olhou para todos os lados, mas não achou ninguém. Apareceu, então, uma animal muito estranho, com espinhos nas costas, de olhos vivos, que corria e se escondia muito ligeiro pelas pedras. Era um ouriço.
Querido ouriço! Exclamou a menina, – O vento apagou a minha luz. Será que você não sabe quem poderia acender a minha lanterna? E o ouriço disse a ela que não sabia, que perguntasse a outro, pois precisava ir pra casa cuidar dos filhos.
A menina continuou caminhando e encontrou-se com um urso, que caminhava lentamente. Ele tinha uma cabeça enorme e um corpo pesado e desajeitado, e grunhia e resmungava.
Querido urso, falou a menina, – O vendo apagou a minha luz. Será que você não sabe quem poderá acender a minha lanterna? E o urso da floresta disse a ela que não sabia, que perguntasse a outro, pois estava com sono e ia dormir e repousar.
Surgiu então uma raposa, que estava caçando na floresta e se esgueirava entre o capim. Espantada, a raposa levantou seu focinho e, farejando, descobriu-a e mandou que voltasse pra casa, porque a menina espantava os ratinhos. Com tristeza, a menina percebeu que ninguém queria ajudá-la. Sentou-se sobre uma pedra e chorou.
Neste momento surgiram estrelas que lhe disseram pra ir perguntar ao sol, pois ele concerteza poderia ajudá-la.
Depois de ouvir o conselho das estrelas, a menina criou coragem para continuar o seu caminho.
Finalmente chegou a uma casinha, dentro da qual avistou uma mulher muito velha, sentada, fiando sua roca. A menina abriu a porta e cumprimentou a velha.
- Bom dia querida vovó – disse ela
- Bom dia, respondeu a velha.
A menina perguntou se ela conhecia o caminho até o Sol e se queria ir com ela, mas a velha disse que não podia acompanhá-la porque ela fiava sem cessar e sua roca não podia parar. Mas pediu a menina que comesse alguns biscoitos e descansasse um pouco, pois o caminho era muito longo. A menina entrou na casinha e sentou-se para descansar. Pouco depois, pegou sua lanterna a continuou a caminhada.
Mais pra frente encontrou outra casinha no seu caminho, a casa do sapateiro. Ele estava consertando muitos sapatos. A menina abriu a porta a cumprimentou-o. Perguntou, então se ele conhecia o caminho até o Sol e se queria ir com ela procurá-lo. Ele disse que não podia acompanhá-la, pois tinha muitos sapatos para consertar. Deixou que ela descansasse um pouco, pois sabia que o caminho era longo. A menina entrou e sentou-se para descansar. Depois pegou sua lanterna e continuou a caminhada.
Bem longe avistou uma montanha muito alta. Com certeza, o Sol mora lá em cima – pensou a menina e pôs-se a correr, rápida como uma corsa. No meio do caminho, encontrou uma criança que brincava com uma bola. Chamou-a para que fosse com ela até o Sol, mas a criança nem responde. Preferiu brincar com sua bola e afastou-se saltitando pelos campos.
Então a menina da lanterna continuou sozinha o seu caminho
Foi subindo pela encosta da montanha. Quando chegou ao topo, não encontrou o Sol.
- Vou esperar aqui até o Sol chegar – pensou a menina, e sentou-se na terra.
Como estivesse muito cansada de sua longa caminhada, seus olhos se fecharam e ela adormeceu.
O Sol já tinha avistado a menina há muito tempo. Quando chegou a noite ele desceu até a menina e acendeu a sua lanterna.
Depois que o sol voltou para o céu, a menina acordou.
- Oh! A minha lanterna está acessa! – exclamou, e com um salto pôs-se alegremente a caminho.
Na volta, reencontrou a criança da bola, que lhe disse ter perdido a bola, não conseguindo encontrá-la por causa do escuro. As duas crianças procuraram então a bola. Após encontrá-la, a criança afastou-se alegremente.
A menina da lanterna continuou seu caminho até o vale e chegou à casa do sapateiro, que estava muito triste na sua oficina.
Quando viu a menina, disse-lhe que seu fogo tinha apagado e suas mãos estavam frias, não podendo, portanto, trabalhar mais. A menina acendeu a lanterna do artesão, que agradeceu, aqueceu as mãos e pôde martelar e costurar seus sapatos.
A menina continuou lentamente a sua caminhada pela floresta e chegou ao casebre da velha. Seu quartinho estava escuro. Sua luz tinha se consumido e ela não podia mais fiar. A menina acendeu nova luz e a velha agradeceu, e logo sua roda girou, fiando, fiando sem cessar.
Depois de algum tempo,a menina chegou ao campo e todos os animais acordaram com o brilho da lanterna. A raposinha, ofuscada, farejou para descobrir de onde vinha tanta luz. O urso bocejou, grunhiu e, tropeçando desajeitado, foi atrás da menina. O ouriço, muito curioso, aproximou-se dela e perguntou de onde vinha aquele vaga-lume gigante. Assim a menina voltou feliz pra casa.




INTOXICAÇÃO POR METAL PESADO ARSÊNICO

INTOXICAÇÃO POR METAL PESADO ARSÊNICO

A agência americana de registro de doenças e substâncias tóxicas (Agency for Toxic Substances and Disease Registry) coloca como prioridade número 1 na sua lista a descontaminação do meio ambiente pelo arsênico (Clique aqui e veja a lista).

Este informativo pertence a uma série de resumos sobre arsênico e os seus efeitos na saúde. É importante que compreenda estas informações, porque esta substância pode prejudicá-lo. Os efeitos da exposição a qualquer substância perigosa depende da dose, duração, forma da exposição, características e hábitos pessoais, e se estão presentes outros químicos. 

A exposição a níveis superiores à média de arsênico ocorre principalmente no local de trabalho, perto de locais de resíduos perigosos, em zonas com níveis naturalmente elevados, ou alimentos contaminados, em níveis elevados, o arsênico inorgânico pode provocar a morte. A exposição a níveis mais baixos durante um período longo pode provocar descoloração da pele, aparecimento de pequenos calos ou verrugas, neuropatia periférica, alteração do sistema imune e favorecimento ao câncer.  O arsênico foi encontrado em pelo menos 1149 dos 1684 locais da Lista de Prioridades Nacional pela Agência de Proteção Ambiental  Americana (EPA, Environmental Protection Agency). 

Existem evidências que os alimentos como o arroz brasileiro e o vinho americano estão contaminados com níveis altos de arsênico.

O que é o arsênico? 
O arsênico é um elemento amplamente distribuído na crosta terrestre. No ambiente, o arsênico é combinado com oxigênio, cloro e enxofre para formar compostos de arsênico inorgânicos. Em animais e plantas, o arsênico combina-se com carbono e hidrogênio para formar compostos de arsênico orgânicos. 
Os compostos de arsênico inorgânico são principalmente utilizados para preservação da madeira. O arsênico de cobre cromado (ACC) é usado para fazer madeira para construção "tratada a pressão". O ACC já não é utilizado nos EUA para utilização residencial, embora seja ainda utilizado em aplicações industriais. Os compostos de arsênico orgânicos são usados como pesticidas, principalmente nos campos de algodão e pomares. 

Captura de Tela 2015-04-17 às 10.02.55.png



O que acontece ao arsênico quando entra no ambiente? 
O arsênico ocorre naturalmente no solo e minerais e pode entrar no ar, água e terra a partir de pó levado pelo vento e pode entrar na água através de escoamento e lixiviação. Não é possível destruir o arsênico no ambiente. Só pode mudar de forma. A chuva e neve removem as partículas de pó de arsênico do ar. Muitos compostos de arsênico comuns podem dissolver- se na água. A maioria do arsênico na água irá por fim terminar no solo ou sedimento. Os peixes e moluscos podem acumular arsênico, a maioria do arsênico encontra-se numa forma orgânica chamada de  arsenobetaína. 

arsenico.png

Como poderei ser exposto ao arsênico? 
  • Ao ingerir pequenas quantidades presentes nos seus alimentos ou água, ou ao inalar o ar que contenha arsênico. 
  • Ao respirar serradura ou fumo de combustão de madeira tratada com arsênico.
  • Ao viver em zonas com níveis naturais elevados de arsênico nas rochas. 
  • Ter uma profissão que envolva produção ou utilização de arsênio, como cobre ou refinação de chumbo, tratamento de madeira ou aplicação de pesticidas. 


Captura de Tela 2015-04-17 às 10.03.33.png

arroz brasileiro e o vinho americano estão contaminados por arsênico.

Assista o vídeo que explica como acontece a intoxicação por arsênico.


Como pode o arsênico afetar a minha saúde? 
  • A inalação de níveis elevados de arsênico inorgânicos podem fazer com que você sinta dor de garganta ou tosse por irritação do arsênico nas mucosas.
  • A ingestão de níveis muito elevados de arsênico podem provocar morte
  • A exposição a níveis mais baixos podem provocar náuseas e vômitos, diminuição da produção de glóbulos vermelhos e brancos, consequentemente diminuição da imunidade, ritmo cardíaco anormal, danos nos vasos sangüíneos e dor com sensação de "picadas" nas mãos e pés. 
  • A ingestão ou inalação de níveis baixos de arsênico inorgânico durante um período  podem provocar escurecimento da pele e aparecimento de pequenos "calos" ou "verrugas" nas palmas das mãos, plantas dos pés e tronco. 
  • O contato da pele com arsênio inorgânico pode provocar vermelhidão e inchaço. 
  • A intoxicação crônica esta associado ao aumento do risco de câncer e neuropatia.

De que forma o arsênico pode afetar as crianças? 
  • Existem evidências de que a exposição a longo prazo do arsênico pode provocar um quociente de inteligência mais baixo em crianças. 
  • Existem evidências de que o arsênico já no ventre materno e primeira infância pode aumentar a mortalidade em jovens adultos. 
  • Existem evidências que o arsênico inalado ou ingerido pode prejudicar as mulheres grávidas ou fetos como baixo peso no fetal, malformações fetais e até mesmo morte fetal, pois o arsênico pode atravessar a placenta e leite materno. 

De que forma podem as famílias reduzir os riscos da exposição do arsênico? 
  • Ingerir produtos orgânicos 
  • Caso tenha madeira em tratatamento com arsênico em projetos residenciais, deverá utilizar máscaras de pó, luvas e roupa de proteção para diminuir a exposição à serradura.
  • Caso resida em uma zona com níveis elevados de arsênico, deve utilizar fontes de água mais limpas e limitar o contato com o solo. 
  • Caso tenha uma profissão que possa expô-l(a) ao arsênico, tenha atenção pois você pode levar arsênico para casa na sua roupa, pele, cabelo ou ferramentas. Certifique-se de que se tome ducha e mude de roupa antes de ir para casa. 

Existe algum teste médico para determinar se eu fui exposto a arsênico? 
Existem testes disponíveis para medir o arsênico no seu sangue, urina, cabelo e unhas. O teste de urina tem sido apontado como o mais confiável teste de exposição ao arsênico. Os testes no cabelo e unhas podem medir a exposição de níveis elevados de arsênio nos 6-12 meses anteriores. Estes testes podem determinar se você foi exposto a níveis de arsênio acima da média. Não se pode prever  exatamente como os níveis de arsênico no seu corpo irão afetar a sua saúde. 

Veja o vídeo sobre a desintoxicação de matais pesados com Ácido Lipóico e/ou DMSA.



O governo federal  faz recomendações para proteger a saúde pública?
É estabelecido pela Agência de Segurança e de Saúde no Trabalho nos Estados Unidos (OSHA, Occupational Safety and Health Administration) limites sobre a quantidade de arsênico que as fontes industriais podem libertar arsênico, também é  restrito a utilizações de arsênico em pesticidas sendo o limite de 0,01 partes por milhão (ppm) de arsênico na água potável, existem evidências que estes limites máximos não estão sendo respeitados. 

Para maiores informação sobre diagnóstico e tratamento da intoxicação agudas e crônicas por metais pesados como o arsênico, entre em contato com a Clínica Higashi pelo telefones (21) 3439-8999 (Rio de Janeiro) ou (43) 2333-8744 (Londrina).

Referências 
Agency for Toxic Substances and Disease Registry (ATSDR). 2007. Toxicological Profile for Arsenic (Update). Atlanta, GA: U.S. Department of Health and Human Services. Public Health Service. 


http://www.ortomoleculardrhigashi.med.br/not%C3%ADcias/84/intoxicacao-por-metal-pesado-arsenico#.VVolNrlVghL

17.5.15

SUNDAY THERAPIES

CRIATIVIDADES
HOLISMO
ARTE

Clic no link abaixo












facebook

https://www.facebook.com/profile.php?id=100009692676088





14.5.15

Estudos mandalas - Mandala Art






https://youtu.be/iNUc8gCtnxw




https://youtu.be/j22IapO-fi4


https://youtu.be/61_SnFQkf8U


https://youtu.be/2h0fyypfcMk



https://youtu.be/CtGbsFMnHc0

https://youtu.be/t5TsEb9MKXg


https://youtu.be/BJ3r23ywkEo

https://youtu.be/-e61A8SAEdE

https://youtu.be/vZD5l8KJR0I

13.5.15

To learn





Incluso sin tener... Es esencial que sea.  



Mesmo sem ter... é imprescindível SER

Permanecer.





Even without having ... It is essential to BE

Remain. 



* The tent

MASTERS ॐ* Reiki e Multidimensionais








São vivências em sintonia e Gratidão

A chave para uma grandiosa fonte de energia ...

* INTEGRATIVAS   
Aos Mestres Iluminados com carinho em eterna gratidão. 







GRATIDÃO AOS MASTERS  USUI , TIBETANO ,  OSHO , KARUNA,  LIGHT HEALING 
MULTIDIMENSIONAIS  pela Sagrada Geometria Natural  
  ETERNA GRATIDÃO   MIKAO USUI ,  MÃE UNIVERSAL,  O GRUPO,  AG  
 PAZ PROFUNDA 

SOPHIE E AYA. 

 ॐ  NAMASTÉ!




SAUDAÇÕES ILUMINADAS A TODOS OS MESTRES CÓSMICOS



  Master  Reiki  Integrativas Sol Lessa


acesse  Perfil    Sol Lessa 
 

Sol Lessaॐ Hayun

🪬 links 💠

#onlyonenergy 

Terapiastral ( YouTube) 
 Integrativas 

CANAL   F L O W L I N E 
  *   fractais. O Grupo AG  way of light  * Unidade *   

11.5.15

Prosperidade







Interagir com as frequências Cósmicas em livre conexão da Alma, trazendo a cada dia um fluxo totalmente vivo e natural, algo que nasce entre as melhores energias de viver em amor, arte e acima de tudo por um equilíbrio edificador em cada movimento de luz. Luz entre o translúcido e o especial efeito das fusões cristalinas, parte do que é tal interior entre as camadas alinhadas aos sinais  elementares. Cada Ser encontra em sua busca a natural ligação com suas vibrações e emite em sua Alma a brilhante energia que eleva a jornada, inclina -se a total capacidade de aprender com seu Mestre Interior e capta do Cosmos a frequência em que sua habilidade transita, permitindo agir em seus princípios a criatividade e a compaixão. Estou me referindo a natureza de comunicação Cósmica com todos os campos onde a fé e a clareza das opções em utilizar a bagagem e a experiência a cada dia, sob tantos gestos simples e acolhedores, encantos para a alma, encontros para a plena ciência da humanidade, tanto quem especialmente nota o fluxo, quanto quem livremente emite a beleza do amor pela vida. O nível de energia Unificada em ordens de oitavas permite a integração junto a obra Divina e encanta os toques sensíveis por onde planta algo, por onde elabora o alimento, o vestuário, as transições de prosperidade, a vitalidade da Paz e a correlação com as artes endereçadas a exercitar a total felicidade com o SER. A vida enquanto Mistério e Dádiva, a luz enquanto o dia e a noite estrelada, o estimado caminho dos aprendizes em todos os níveis de autenticidade em Amor estrutural, sonhos que partilhamos num eixo sob grande calor da Amizade.


Desejando a todos em frequências especiais de sua co-criação, bênçãos e Luz.
Paz Profunda, Namasté!



SOL LESSA 

7.5.15

Frequências *




Atendimentos entre os projetos e eventos   Integrativos





  ATENDIMENTO  ~ *  Frequências  


Nestes atuais momentos as  Frequências estão transformando
a maneira da realidade  nos demonstrar 
outros pontos ativos de nossa energia.

*

Tudo que existiu de aprendizado serviu a este Ponto, entretanto para além dele o antigo aprendizado apenas orientou a forma própria a cada SER para alcançar o horizonte. E é isto. O que existe em novos passos não mais depende do que havia antes do marcador. A grande força adiante requer visão cristalina e sentimentos apurados.

Ao perceber-se íntegro em vibrações e frequências descobre a energia em nova realidade observando quem de fato você é. Esta observação é um conceito que muda a energia de tudo que o cerca.  Em Ti mesmo a Fonte de tudo que é potencial.


A Essência .
E é isto o que importa , a essência pura de Ser quem É.

A descoberta para si mesmo muda a energia da 
consciência para seu espaço.

São frequências dadas a cada um por natureza e pela beleza Cósmica, aos garimpos especiais em brilhos existenciais, toda inspiração e toda intuição começa noutro nível, interage em ritmos transversos e multiplica a visão das novas esferas. 


Um projeto arrojado do Creador _ em nós mesmos ... toda a outra forma de observar aprendizagens e manifestarmos consciente realinhamento das energias em planos mais interiores. Há sons, formas e cores abrindo  Interpretes da linguagem nova.

E isto é tão mais relevante e sereno .
Abstrato, intuitivo e encorajador.

TERAPIASTRAL

Objetivo ~ ensinar recursos a cada Ser

gerando mais oportunidades em autoconhecimento.

Direcionado entre técnicas especiais anti-stress e ao melhor

tempo pessoal para adentrar equilíbrio e qualidade de vida.

Contato aberto a buscas e reflexões junto a verificação das

propostas interativas.

Aprendendo mais com a arte de bem viver.

Vivendo em harmonia com a arte de aprender.


Aprendendo com Arte Estelar * Luz entre novas realidades e vibrações. Dias especiais. 


Desperta teu potencial em plena luz, vibrando essenciais caminhos e refletindo vibrações com a Magia das cores,  quais permitem elevar o autoconhecimento e a plenitude dos sentidos. 
O melhor tempo é aquele que se emprega com encanto ao que escolhe e vibra, transpondo os caminhos com mais alegria e satisfação pela iluminação entre princípios muito próprios e guiados por fundamentos de terapias vibracionais. 

Espaço e tempo para si mesmo _ entre cores e transformações passo a passo do profundo relaxamento ao alegre despertar.




  Terapias Integrativas, respeita indicação do Terapeuta que atende múltiplas técnicas qualificadas ao momento e  oportunidades de desenvolvimento: 
     Cursos específicos e revisionais  sob  consulta .
              
         Para     atividade  on line    e   informação,    valores e formas de acesso  envie-nos  seu   e-mail .   Horários diversificados e à distância, Skype e Sites de apoio.


           Assessoria Integrativa , outras  atividades e contato:
           Sob consulta  as atividades de sua escolha incluem estudos e  a  cada  evento ou avaliação por  hora do Terapeuta
 Palestras e reuniões possuem taxas conforme evento .



Contato e informações : integrativas@gmail.com

2.5.15

Qual som de uma cor - sintonias





Qual é o som de uma cor?





Música, cores e emoção

O fenômeno da sinestesia

Você estava saboreando algo e lhe veio algum som bem peculiar aos ouvidos? Algum lugar que você visitou logo lhe trouxe um sabor à boca? Determinado cheiro lhe faz ver imagens como se fossem reais naquele momento? Alguma vez você escutou uma música e logo veio a percepção de uma cor em especial? Não, não é loucura. A sinestesia é um fenômeno neurológico caracterizado pela produção de duas sensações paralelas, de natureza distinta, por um único estímulo.
Não há o que temer. A sinestesia não é uma doença. Na verdade, ela ilustra como o cérebro é um órgão complexo e repleto de fortes interconexões. A experiência sensorial de certas pessoas na qual sensações correspondentes a um certo sentido são associadas a outro sentido é, na verdade, o cimento da memória. Quanto mais relações as sensações puderem estabelecer entre si, mais facilmente são reestabelecidas as suas memórias correspondentes.
Portanto, por conta da sinestesia, eventualmente ocorre essa espécie de cruzamento de sensações em um só estímulo. Assim, uma cor pode ter um sabor ou um som pode ter uma forma. Essa forma diferente de processar as informações obtidas através dos sentidos pode ter uma base hereditária.

O que dizem os estudos

Diversos estudos têm investigado possíveis relações sensoriais desse tipo, especialmente entre sons e cores. Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, e publicada recentemente no periódico PNAS mostrou que o cérebro humano é capaz de ir mais além. Segundo o estudo, através das sensações que uma melodia provoca, o cérebro foi capaz de fazer relações entre cor e música a ponto de superar barreiras culturais, como se todas as pessoas apresentassem uma estrutura neural senso-perceptiva comum.
Ainda sobre o estudo, cujo título original é Music–color associations are mediated by emotion, identificou-se que músicas mais rápidas se relacionavam a cores claras e vívidas, como o amarelo, e melodias mais lentas, a tons mais escuros, acinzentados ou azulados. Todas essas informações poderão auxiliar o desenvolvimento de estratégias para afiar a criatividade e a percepção, novos métodos de reabilitação emocional que se utilizem de terapias cognitivas, além de embasar novas ações tomadas pelos profissionais do neuromarketing e publicidade. Os programas tocadores de música, por exemplo, podem se utilizar das informações de um equalizador para produzir padrões de cores em suas telas, procurando seguir as características – o “tom emocional” – de cada música.
Muitas figuras conhecidas já se lançaram no estudo das cores, como Aristóteles, Newton e Goethe. Em contrapartida, Goethe foi um dos únicos a se opor de certa forma à ideia intuitiva de que existe uma relação física direta entre sons e cores. Em uma de suas obras, A Teoria das Cores (Zur Farbenlehre), originalmente publicada em 1810, ele disse:
“Sempre se percebeu que existe certa relação entre cor e som, como demonstram as frequentes comparações, por vezes passageiras, por vezes suficientemente pormenorizadas. O erro nelas cometido se deve ao seguinte: Cor e som de maneira alguma podem ser comparados, embora ambos remetam a uma fórmula superior, a partir da qual é possível deduzir cada um deles. Ambos são como dois rios que nascem na mesma montanha, mas devido a circunstâncias diversas correm sobre regiões opostas, de modo que em todo o percurso não há nenhum ponto em que possam ser comparados. Ambos são efeitos gerais e elementares segundo a lei universal que tende a separar e unir, oscilar, pesando ora de um lado, ora de outro lado da balança, mas conforme aspectos, maneiras, elementos intermediários e sentidos completamente distintos.”
Mas, apesar do alerta de Goethe, os neurocientistas insistem na correlação neural entre sons e cores. Seguindo vias neurais próprias e paralelas ou que, secundariamente, se cruzem em algum ponto do caminho perceptivo cerebral, o fato é que parece prevalecer um denominador comum entre as sensações, particularmente entre aquelas veiculadas pelos olhos e ouvidos. Assim como outro estudo de 2007 – The Color of Music: Correspondence Through Emotion – também conclui, a música parece compartilhar com o som um substrato neural comum: o emocional. Seria esse o ponto onde nasce a sinestesia.

http://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com.br/


22.3.15

Amplituhedron

https://youtu.be/Zm9rjgrz0oI
The Inevitability of Physical Laws




UMA JOIA NO CORAÇÃO DA FÍSICA QUÂNTICA


amplutihedron-isolate-II-no-text
forma geométrica “amplutihedron”
Nima Arkani-Hamed (arquiteto do Amplituhedron) fala sobre a remoção de espaço-tempo de amplitudes de espalhamento sobre o efeito Aharonov-Bohm, que é um fenômeno da mecânica quântica em que uma partícula carregada eletricamente é afetada por um campo eletromagnético.:
 “Parece não-local, mas nós dizemos não se preocupe pois sabemos em nossas cabeças que podemos introduzir um vetor potencial a se acoplar localmente, mas que vem com o preço de uma grande quantidade de padrões de redundância … Nós podemos ser não-redundantes e desistir da localidade manifestada, ou podemos ser redundante e manter a localidade”.
O Amplituhedron é um dispositivo matemático que simplifica drasticamente cálculos de interações partícula-partícula – especificamente as amplitudes de dispersão, que são os cálculos de probabilidades para os diferentes resultados em experiências de dispersão (tal como partículas colidindo juntas em um acelerador de partículas).
A simplificação vem do uso de uma estrutura geométrica, onde em vez de fazer cálculos com milhares de termos (usando o que se chama de Feynman Diagrams), as amplitudes de espalhamento podem ser calculados a partir dos volumes de alguns Polytopes(teoria da supersimetria de Yang-Mills – com um espaço matemático conhecido como o Positive Grassmannian, que é utilizado para generalizar e simplificar os cálculos físicos particulares).
amplituhedron-drawing_webBasicamente, é um método para calcular amplitudes de probabilidade de partículas subatômicas usando poliedros N-dimensionais em um espaço abstrato, daí a denominaçãoAmplituhedron. Já que o Amplituhedron não exige localidade (especificidade de localização no espaço-tempo), ou unitariedade (todas as probabilidades de estar entre 0 e 1, basicamente consiste dentro dos cálculos de teoria de campo quântica), pode vir a ser em algum momento um possível mecanismo para descrever a gravidade quântica. Como o espaço e tempo resultam características emergentes dos cálculos, e não são intrínsecos a eles, sugerem que a um nível mais fundamental em que existe uma estrutura geométrica que é essencialmente intemporal. Esta estrutura geométrica é muito reminiscente da matriz tetraédrica descrito pelo físico Nassim Haramein, que descreveu a matriz de 64 tetraedro como a estrutura fundamental da geometria do espaço-tempo.
Além disso, Nassim Haramein usou recentemente essa abordagem geométrica para gerar soluções para a gravidade quântica, bem como resolver aparentemente a enorme discrepância na intensidade da força da gravidade com outras forças naturais, como o eletromagnetismo e a imensa força nuclear. A teoria é de que se faz estreitamente um paralelo com os métodos empregados no Amplituhedron. Isso abre possibilidades muito emocionantes para a física teórica e os desenvolvimentos técnicos.
Fonte: Resonance – William Brown

https://ograndejardim.wordpress.com/2015/03/18/uma-joia-no-coracao-da-fisica-quantica


http://integrativas.blogspot.com.br/2015/03/the-chestahedron.html

20.3.15

The Chestahedron

https://youtu.be/FY74AFQl2qQ




https://youtu.be/Cd0EptTboHg





http://integrativas.blogspot.com.br/2015/03/amplituhedron.html