23.6.13

CRISTAIS E CHAKRAS, TAO

http://pt.scribd.com/doc/133045416/A-Era-Dos-Cristais-2013


Chacras: centros receptores/emissores de energia segundo diversas correntes de pensamento, em especial, as de origem indiana. Os místicos observam no ser humano os chamados “corpos sutis”, que seriam como que campos de energia à nossa volta, geralmente descritos como em número de sete (pelos antigos hindus) ou cinco (na China milenar), ou mesmo um só (o famoso “perispírito” das teorias clássicas Kardecistas, ou o Corpo Bioplasmático da Parapsicologia), sobrepostos e interpenetrando-se mutuamente, os quais atuam como um prisma, decompondo a luz solar nas cores do arco-íris, que seriam, assim, absorvidas, cada cor por um determinado “corpo sutil”, com a finalidade de suprir nosso ser de energias, que por sua vez seriam utilizadas na manutenção de nossa saúde. A absorção é feita por meio de incontáveis centros receptores/emissores de energia distribuídos por todo o corpo, os “chacras”, sendo que cada cultura valorizou diferentemente este aspecto: nas correntes hindus, mesmo sabendo serem infinitos estes centros energéticos, são destacados sete emissores/receptores, cada qual correspondendo a um determinado corpo sutil. Os chineses, por sua vez, valorizaram cinco “chacras”, mas deram destaque predominante a determinados “pontos” chaves de entrada e saída de energia, que hoje chamamos de “pontos de Acupuntura” , espécies de “mini chacras” que interligam infinitos “caminhos” de energia vital que se irradiam por todo o corpo.




Cinco Movimentos Chineses: Toda a terapêutica chinesa baseia-se nos mesmos princípios do Taoismo e do I Ching e o conhecimento destes torna-se indispensável para que se compreenda as regras da acupuntura, da fitoterapia e de outras tantas técnicas, orientais ou não.

O Tao não pode ser definido, só podendo ser compreendido através de percepção direta, pois está além do alcance do racional. Tudo o que for escrito sobre ele não é o Tao verdadeiro, mas, mesmo assim, torna-se necessário a tentativa frustrada de explicá-lo… O termo apareceu primeiramente em Tao Te King (O Livro do Tao e Sua Virtude), de Lao Tsé: “… o Tao é Todo em tudo. Princípio e fim de toda a existência, está em nós, assim como estamos nele… olhando, não é visto: é nomeado o Invisível; escutando, não é ouvido: é nomeado o Inaudível; tocando, não é sentido: é nomeado o Impalpável… pode-se dizer que é Forma sem forma; Figura sem figura. é o Indeterminado. Indo ao seu encontro, não se vê sua face; seguindo-o, não se vêem suas costas… o Tao é eterno, não tem nome…” .

Por ser “Todo em tudo”, o Tao é indivisível e seu movimento é que nos ilude de que existem objetos separados e distintos uns dos outros. Compreendendo o movimento do Tao, os sábios distinguiram duas categorias básicas a que denominaram Yin e Yang, movimentos opostos, mas que não existem um sem o outro e mais ainda: um nasce do outro e o outro do um, em eterna mutação. Originariamente, o termo Yin designava o lado escuro da montanha e Yang, o lado iluminado pelo sol; conforme este se desloca, gradativamente, o lado escuro se ilumina, e o claro, enegrece, ou seja, Yang se transforma em Yin e Yin em Yang, mostrando a relatividade destas palavras. Desse modo, nada é só Yin ou só Yang, a não ser quando comparados entre si. Por exemplo: o positivo é Yin e Yang e o negativo, também é Yin e Yang; entretanto, quando comparados entre si, podemos dizer que o positivo é Yang, e o negativo é Yin, relativamente… Observem o símbolo do Tao: cada lado vai crescendo e quando atinge o seu auge, dá nascimento ao seu oposto, o qual, igualmente cresce e ao atingir o seu auge, também dá nascimento ao seu contrário. Na Natureza, tudo obedece a este ciclo, ficando muito claro se observarmos o dia e a noite: à zero hora, inicia-se o clarear, com o sol atingindo o pico às 12:00 horas, começando então a anoitecer, com a escuridão máxima às 24:00 horas, quando então, recomeça a clarear e assim, infinitamente. Ou seja, dia e noite, que na visão ocidental são opostos, para o Taoismo, além de não poderem existir um sem o outro, ainda um se transforma no outro. Masculino não existe sem o feminino e um se transforma no outro e vice-versa, o bem não existe sem o mal, um se transforma no outro e o outro no um… A Física chegou à mesma conclusão: energia e matéria, antes opostos irreconciliáveis e distintos entre si, hoje são vistos como não existentes isoladamente e transformando-se uma na outra. O mesmo se deu com a teoria que levou Niels Bohr a ganhar o prêmio Nobel da Física, devido aos seus conceitos de complementaridade, considerando tanto a representação como partícula, quanto como onda (dois “opostos”), duas descrições complementares da mesma realidade, sendo cada uma delas parcialmente correta e ambas necessárias para se obter uma descrição integral da realidade atômica. Tanto ele sabia da verdadeira origem de sua teoria que, ao escolher um brasão de armas para a sua família, adotou o símbolo do Yin-Yang, com a inscrição: “Os Opostos São Complementares”.

Em suma, tudo pode ser resumido a movimentos do Tao: Yin e Yang. Entretanto, esta simplificação quase que absoluta da realidade precisou ser mais elaborada, para facilitar o trato com a multiplicidade aparente das coisas, surgindo, assim, variados “tipos” de Yin-Yang: um, cujo movimento é ascendente, ganhou o nome de Fogo (as chamas sempre “sobem”), outro, descendente, ao qual chamou-se água (os líquidos dirigem-se normalmente para baixo), ainda outro, centrífugo (de expansão, do centro para a periferia), denominou-se Madeira (as plantas crescem, expandem-se…), já um movimento centrípeto (de contração, da periferia para o centro), é Metal ou Rocha (ambos são “densos”, contraídos…) e, por último, um equilíbrio de direções, a Terra (sólida, estável, “equilibrada”); são os chamados Cinco Movimentos, em geral, traduzidos erroneamente como “cinco elementos” – se conhecessem o Tao, saberiam que ele é indivisível, não podendo, pois, ter “elementos” (partes isoladas)… Classificando-se todas as “coisas” nestes cinco símbolos, podemos inter-relacioná-las de um modo bastante dinâmico e preciso. Por exemplo: tudo o que é ascendente ou lembre “fogo”, classifica-se como tal – meridianos do Coração, Intestino Delgado, Circulação e Sexo, Triplo Aquecedor (com seus respectivos horários de “pico” energético), excitação (muito “fogo”), apatia (pouco “fogo”), o vermelho (cor de fogo), o sabor amargo, o cheiro de queimado, calor, verão, a direção Sul, a nota musical Lá, o tato, etc. A mesma coisa se dá com os outros Movimentos. Várias conexões ligam-nos entre si, das quais se destacam as Lei da Geração, ou “Mãe e Filho” (da água nasce a Madeira, ou seja, a primeira é “mãe” da segunda, a Madeira alimenta o Fogo, que gera a Terra (cinzas), de onde nasce o Metal ou Rocha, da qual se extrai a água (o metal pode se liqüefazer ou da rocha brotar uma fonte de água) e a Lei da Dominância ou “Dominante e Dominado” – a água domina o Fogo, pois o apaga, este derrete o Metal, que corta a Madeira (ou, ainda: na Rocha, não nascem as plantas), esta consome a Terra, a qual, por sua vez, absorve a água…

Graças a estas relações, muitas hipóteses terapêuticas podem ser traçadas. Exemplos: conforme a hora em que os sintomas se manifestam com mais intensidade, já se sabe qual Movimento está desequilibrado (se passar mal entre 05 e 07 horas – horário do meridiano do Pulmão, deve haver um desequilíbrio energético Metal); a atração ou repulsão demasiada por um sabor, cor, nota musical, estação do ano, etc., já designa uma desarmonia no respectivo Movimento (a recusa ou, ao contrário, desejo de doce, pode significar problema de Terra; adorar o azul, ou o preto, distúrbio água, e assim por diante). Como no Taoismo, físico, psíquico e Cosmos formam uma unidade, leva-nos à suposição de quais seriam as emoções por trás de cada sintoma (se alguém tem desequilíbrios água, tais como: queda de cabelo, ciatalgia, ossatura, etc., é porque suas questões íntimas relacionadas ou com o medo, ou com a força, ou com a libido, não estão totalmente resolvidas). Aliás, quanto mais inconscientes tentamos manter uma emoção, mais ela somatiza… A Lei da Geração, por sua vez, nos mostra como a “Mãe” pode passar um desequilíbrio para o “Filho”, ou vice-versa ( um problema de Pulmão pode prejudicar o seu “Filho”, o Rim); pela Lei da Dominância, o “Dominante” pode agredir o “Dominado” ( o Pulmão pode agredir o Fígado – Metal “domina” a Madeira). Quanto, às emoções: do medo ou da força (água), nasce a raiva ou a extroversão (Madeira), que dão origem à excitação ou apatia (Fogo), que levam à reflexão, ou às dúvidas, ou à insatisfação (Terra), gerando tristeza, introversão ou alegria serena (Metal), as quais fecham o circuito da Lei da Geração, sendo “mães” das emoções água; pela Lei da Dominância, o medo ou a força (água) podem “apagar” a excitação e apatia (Fogo), as quais “derretem” a tristeza e a alegria serena (Metal), que “cortam” a extroversão e a raiva (Madeira), que consomem as vidas, a insatisfação e a reflexão (Terra), que “absorvem” as emoções água, fechando, assim, o pentagrama…


A observação do sentido, da direção dos Movimentos nos conduz à terapêutica. Exemplos: alguém com tensões musculares (insuficiência de movimento de expansão, Madeira) pode ser tratado por estímulos Terra, cuja estabilidade e neutralidade acalmariam o seu “Dominante” (Madeira). Assim sendo, usaríamos ou o sabor doce (ervas ou alimentos), ou a cor amarela (cromoterapia), ou o perfume adocicado (aromaterapia), ou a nota Mi (musicoterapia), ou os pontos de acupuntura ‘Terra”, etc., mas não usaríamos estímulos Metal, pois o seu sentido é de contração, o que pioraria os sintomas. Para caso de raiva (Madeira, movimento expansivo), ou outro, de tristeza (Metal, movimento de interiorização), poderiam ser trabalhados com alguns tipos de estímulos Fogo (ele consumiria a sua “Mãe” – a Madeira e “derreteria” o seu “Dominado” – o Metal, equilibrando a situação, levando-os para “cima”).Obviamente, a prática é muito mais complexa do que o pouco que foi passado neste texto, mas a observação atenta do mapa dos Cinco Movimentos pode levá-lo a ter explicações para várias situações físicas e psíquicas, comprovando a eficácia e a beleza desta que foi a primeira abordagem psicossomática de que se tem notícia…

 

Desde há milênios que os cristais são utilizados para terapias e para o restabelecimento do equilíbrio.
Funcionam através da ressonância e da vibração.
É possível obter benefícios com cristais para complicações comuns, uma vez que se tratam de remédios eficazes para primeiros socorros, especialmente quando são elaborados a partir de essências de gemas.
Alguns cristais contêm minerais conhecidos pelas suas propriedades terapêuticas. O cobre, por exemplo, reduz o inchaço e a inflamação. A Malaquite contém uma elevada concentração de cobre, que alivia as dores musculares e das articulações.
Os cristais são utilizados nas práticas médicas modernas. Os xamãs e os terapeutas de cristais dos tempos antigos já estavam familiarizados com a capacidade que os cristais têm de concentrar vibrações de som e de luz num feixe, que era em seguida utilizado na terapia. Rodar uma varinha de cristal na pele provoca uma compressão que liberta um feixe concentrado no órgão que se encontra por baixo.
Os antigos terapeutas também sabiam que enquanto alguns cristais são fontes de energia ou calmantes, existem cristais que tanto têm um efeito sedativo num órgão hiperativo, como estimulam um órgão inativo, como por exemplo a Magnetite.
Há cristais que curam rapidamente, podendo provocar uma crise de cura, enquanto outros produzem os seus efeitos de uma forma bastante mais lenta.
Se quiser lidar com a dor – um sinal de que algo não está bem no seu corpo – pode fazê-lo com os cristais. A dor pode resultar de um excesso de energia, de um bloqueio ou de uma debilidade. Um cristal frio e calmo como o Lápis-lazúli ou o Quartzo Roséo tem um efeito calmante, enquanto a Cormalina tem um efeito estimulante, sendo o Quartzo Catedral excelente para o alivio da dor, independentemente da sua causa.
Os cristais são excelentes para lidar com dores de cabeça. O Lápis – Lazúli desvanecerá rapidamente uma enxaqueca. Mas é necessário saber de onde provém a dor de cabeça. Se for causada por stress, uma pedra de Ametista, Âmbar ou Turquesa colocada na sobrancelha aliviará a dor. Se estiver relacionada com comida, deve-se utilizar uma pedra apropriada, que acalme o estômago, tal como a Pedra da Lua ou a Citrina.Fonte: “A Bíblia dos Cristais” de Judy Hall.



Cada cristal tem vários níveis de energia. Basicamente, o seu nível mais interior - o núcleo - mantém a sua integridade apesar das energias desarmônicas. Já os níveis secundários são relativamente sensíveis ao meio ambiente energético e, à medida que as energias estáticas se acumulam nestes níveis, podem bloquear a emissão energética do cristal. De forma geral, a força áurica de um cristal repelirá um percentual significativo de energia negativa. São as energias fortes e constantes que mais afetam o cristal. Assim sendo, quando estiver sentindo raiva, frustração, tristeza, ou quando ocorreu alguma briga ou discussão no local em que estão dispostos, não se afaste de seu cristal; mas assim que ele tiver cumprido com a sua missão de aliviar este sentimento, trate dele com carinho limpando-o e energizando-o. Lembre-se que ao adquirir um cristal antes de mais nada devemos limpá-lo.
A energia que sai dos Cristais, é uma composição dos elementos da natureza e de raios vibracionais, que absorvidos pelo corpo humano, desbloqueiam e alinham os chacras, que são os sete centros de energia.

Cada Cristal tem uma função específica, variando de acordo com seu tamanho e coloração, os mais comuns são os de Quartzo (transparente), por ser fácil de alinhar qualquer chacra, os coloridos são usados acima de cada chacra, para problemas específicos. A Druza sendo um Cristal grande e de várias pontas, é excelente para limpar ambientes e os cristais menores.

Métodos de Limpeza

Pegue uma bacia de vidro ou de plástico ( não pode ser de alumínio), coloque água e sal grosso, deixando os cristais submersos por 24 horas ou mais.
Separe os cristais a serem limpos, deixe-os exposto à chuva forte, desta maneira eles descarregarão as energias negativas para a terra.
Ascenda um incenso de seu gosto e assopre a fumaça em direção aos cristais. Faça este processo 3 vezes.
Deixe o cristal completamente enterrado por um dia inteiro, para que ele absorva as energias renovadas da terra. Passe o cristal rapidamente em água corrente, apenas para remover a terra.

Métodos de Energização

Para quem mora perto de um rio ou riacho, é uma ótima opção, deixar a água da correnteza cair sobre os cristais.
Deixe os cristais exposto à luz solar, no mínimo por seis horas, ou deixe exposto a luz lunar, ficando a noite inteira.
Pegue um ou dois cristais de cada vez. Segure-os na mão, deixando a água da torneira cobrir os cristais, imaginando uma luz dourada penetrando no cristal. Permaneça com os cristais na água por 2 minutos ou mais.
Enterre os cristais e deixe-os por 24 horas.
Deixe os cristais perto de uma Drusa (Quartzo transparente com várias pontas).

Normalmente, tudo aquilo que pode energizar o ser humano, também energiza o cristal: Sol/Lua; pirâmides (de preferência de cobre); arco-íris; tempestades. Alguns cristais não devem ficar muito tempo exposto a luz solar, são os casos da Ametista, do Quartzo Rosa, Quarto Verde e outros, pois a luz do sol os fazem perder sua tonalidade. Uma outra forma de energizar seria deixar o cristal exposto a luz do luar, ou exposto a tempestades, de preferência aquelas com relâmpagos e trovões.

Métodos de Programação

Depois de limpo e energizado, os cristais podem ser programados para determinados fins, para isso, olhe fixamente para o cristal e mentalmente peça a ele que realize uma tarefa específica, lembre-se que você deve estar em um ambiente calmo e tranquilo. A programação de um cristal nada mais é que a introdução de uma imagem energética na estrutura do cristal para que ele processe estas imagens e devolva ao seu emissor.

Para programar um cristal, tendo ele em suas mãos, visualize claramente uma imagem, seja para harmonia, amor, segurança - sempre imagens positivas e, quando a imagem estiver bem nítida, direcione-a para dentro do cristal. Faça isso segurando o cristal em sua mão direita e  depois leve-o para a altura do seu terceiro olho (entre a sobrancelhas). Mande a imagem para dentro do cristal.

Visualize claramente a imagem e, mantendo esta forma de pensamento, fale em voz alta para o cristal.

Neste método, você estará utilizando tanto a forma mental quanto a vibração da sua voz. Sinta a emoção que você quer manter em seu cristal ou naquele que você irá presentear a alguém.

Importante: a programação feita para o cristal, pode ser anulada se ele for colocado sobre o forno de microondas, televisores, ou qualquer equipamento eletroeletrônico.

Faça a programação usando as palavras no tempo do verbo presente. Não pense em palavras conjugadas no tempo futuro, como também evite pensar em palavras do tipo: "não", "jamais", "dívida", "mágoa" etc. A programação é feita após a limpeza do cristal.

Quando quiser mudar uma programação, basta limpar novamente seu cristal.

Usos Diversos

Banhos - Para obter um efeito de Energização, escolha alguns cristais de sua preferência e coloque-os na banheira. Após o banho, você deverá limpá-los e energizá-los novamente.

Energização de ambientes - Escolha alguns cristais e coloque-os dentro de um vidro com água, um deles precisa ser quartzo. A medida que a água dentro do vidro for ficando escura, troque-a e lave os cristais.

Uso pessoal - Escolha um cristal e coloque-o dentro de um veludo, carregue-o na bolsa ou em qualquer outro lugar de sua escolha. O cristal também pode ser usado dentro do travesseiro enquanto você dorme.

Plantas - Coloque um cristal de sua preferência perto da raiz da planta a ser energizada. Para ser absorvida a energia de um cristal, vire a ponto do cristal de modo que fique direcionado à você. Se for passar energia para outra pessoa, direcione a ponta do cristal para a pessoa que irá receber a energia.

Lembrete: Com a mão direita projetamos, enviamos energia para o cristal e com a mão esquerda estamos recebendo a sua energia.



Utilizando as Pedras e Cristais - Saúde em Geral
Factores Emocionais, Mentais e Psicologicos




Abertura – Calcita Vermelha, Brasilianita, Lepidolita, Quartzo (Cristal), Quartzo Elestial, Selenita, Smithsonita.
Abundância – Ágata Dendrítica, Amazonita, Citrino, Diamante, Diamante Herkimer, Esmeralda, Granada, Heliotrópio, Malaquita, Pedra do Sol, Pirita, Piromorfita, Quartzo Olho de Tigre, Rubi, Shattuckita, Topázio Imperial, Zircão.

Abuso Sexual - Crocoíta, Dioptásio, Rodocrosita.

Aceitação – Ajoíta, Apatita, Bixbita, Calcita Laranja, Crisoprásio, Hemimorfita, Jaspe Vermelho, Lepidolita, Nefrita, Quartzo Vermelho, Rodocrosita, Rodonita, Sílica Gema, Thulita, Smithsonita, Turquesa, Vanadinita.

Adaptação – Calcantita, Coral, Crisocola, Quartzo (Cristal Ísis), Smithsonita, Vanadinita.

Afeto – Crisocola, Hemimorfita, Kunzita, Larimar, Quartzo (Cristal Ísis), Quartzo Rosa, Rodocrosita, Sílica Gema.

Alegria – Ágata de Botswana, Alexandrita, Amazonita, Aventurina, Escolecita, Hemimorfita, Larimar, Quartzo (Cristal Arco-íris), Rubelita, Rubi, Sílica Gema, Smithsonita.

Alienação – Ametista, Azurita, Diamante, Diamante Herkimer, Sugilita.

Altruísmo – Âmbar, Diamante Herkimer, Granada, Hemimorfita, Jadeíta, Malaquita, Serpentina, Sugilita.

Alucinações – Ametista, Jadeíta, Jaspe Paisagem, Opala, Pedra da Lua, Quartzo (Cristal Elestial), Rubi, Sugilita, Verdelita.

Amizade – Ajoíta, Hemimorfita, Kunzita, Larimar, Quartzo (Cristal Gêmeos Tântricos), Rodocrosita, Smithsonita.

Amor – Ajoíta, Apatita, Dioptásio, Espinélio (róseo), Hemimorfita, Kunzita, Larimar, Malaquita, Peridoto, Quartzo (Cristal), Quartzo Rosa, Rodocrosita, Rubelita, Sílica Gema, Smithsonita, Turquesa.

Ancoramento – Ágata de Botswana, Alabastro, Calcita Vermelha, Charoíta, Espinélio (vermelho, preto), Galena, Granada, Hematita, Jaspe, Madeira Petrificada, Magnetita, Malaquita, Obsidiana, Ônix, Quartzo (Cristal Elestial), Quartzo Enfumaçado, Quartzo Vermelho, Rubi.

Ânimo – Cornalina, Crocoíta, Peridoto, Piromorfita.

Animosidade – Crisocola, Rodocrosita.

Ansiedade – Ágata Azul Rendada, Âmbar, Ametista, Apatita, Aventurina, Citrino, Coral Negro, Crisocola, Diamante, Diamante Herkimer, Fluorita, Lápis Lázuli, Larimar, Malaquita, Pedra da Lua, Pedra do Sol, Peridoto, Quartzo Rosa, Rodonita, Rubelita, Safira, Sílica Gema, Smithsonita, Thulita, Topázio Imperial, Turquesa.

Antipatia – Granada, Hemimorfita, Jaspe Vermelho, Larimar, Lepidolita, Rodocrosita, Turquesa.

Apatia – Cornalina, Crocoíta, Malaquita, Opala Negra, Peridoto, Piromorfita, Quartzo Rosa.

Apego – Magnetita, Obsidiana, Quartzo (Cristal Elestial).

Aperfeiçoamento – Crisoberilo, Diamante, Diamante Herkimer, Quartzo (Cristal), Rubi.

Apreciação das Artes – Amazonita, Quartzo (Cristal Arco-íris), Quartzo Rosa.

Arrependimento – Quartzo (Cristal Elestial), Quartzo Rosa.

Arrogância – Crisocola, Rodocrosita.

Assertividade – Cinábrio, Cornalina, Crocoíta, Malaquita, Quartzo Enfumaçado, Rubi.

Atenção (estado de alerta) – Ágata de Botswana, Azurita, Pérola, Quartzo Olho de Falcão.

Atitude – Azurita, Lepidolita, Malaquita, Piromorfita, Rubi.

Atração – Opala negra, Sodalita, Zincita.

Autocomiseração – Calcita Rosa, Calcita Violeta (Cobaltocalcita), Hemimorfita, Quartzo (Cristal Ísis), Quartzo Rosa, Rubelita.

Auto-estima – Alexandrita, Calcita Rosa, Calcita Violeta (Cobaltocalcita), Diamante, Diamante Herkimer, Granada, Hematita, Hemimorfita, Kunzita, Larimar, Lepidolita, Quartzo Rosa, Quartzo Vermelho, Rodonita, Rubelita, Rubi, Smithsonita, Thulita, Turquesa.

Auto-respeito – Barita, Hemimorfita, Malaquita, Quartzo Rosa, Rubi.

Autovalor – Crisoberilo, Dioptásio, Hemimorfita, Malaquita, Quartzo Rosa, Quartzo Vermelho, Rubi.

Bem estar – Ajoíta, Aventurina, Barita, Cornalina, Crisocola, Hemimorfita, Larimar, Pirita, Quartzo (Cristal), Sílica Gema, Smithsonita, Turquesa, Verdelita.

Bloqueios Emocionais – Charoíta, Citrino, Dioptásio, Kunzita, Larimar, Malaquita, Obsidiana, Quartzo (Cristal Elestial), Rodocrosita, Selenita, Sodalita, Tempest Stone, Topázio Imperial.

Bloqueios Mentais – Azurita, Dioptásio, Quartzo (Cristal Elestial), Selenita.

Bloqueios Psicológicos – Diamante, Diamante Herkimer, Dioptásio, Obsidiana, Quartzo (Cristal Elestial), Quartzo Enfumaçado, Selenita, Sugilita.

Boa Impressão – Euclásio, Hemimorfita, Smithsonita.

Boa Vontade - Halita, Larimar, Smithsonita.

Bom Humor - Ágata Azul Rendada, Ajoíta, Hemimorfita, Larimar, Quartzo (Cristal Arco-íris), Smithsonita.

Bondade – Espinélio (róseo), Quartzo (Cristal Ísis), Quartzo Rosa, Sílica Gema.

Calma – Amazonita, Ametista, Aventurina, Crisocola, Hemimorfita, Howlita, Indicolita, Larimar, Nefrita, Pedra da Lua, Sílica Gema, Turquesa.

Caos – Tempest Stone.

Caráter - Crisântemo, Diamante, Diamante Herkimer, Rubi.

Carência Afetiva - Calcita Rosa, Larimar, Quartzo Rosa, Rodocrosita, Sílica Gema, Smithsonita.

Carinho - Ágata Azul Rendada, Crisocola, Kunzita, Larimar, Quartzo (Cristal Ísis), Rodocrosita, Smithsonita.

Ceticismo – Calcita Laranja.

Charme Pessoal – Hemimorfita, Smithsonita.

Ciúmes – Crisocola, Diamante, Quartzo Rosa, Rodocrosita, Topázio Incolor.

Clareza – Água Marinha, Albita, Alexandrita, Azurita, Calcita Ótica, Charoíta, Citrino, Crisoprásio, Diamante, Diamante Herkimer, Euclásio, Lápis Lázuli, Opala, Peridoto, Quartzo (Cristal), Rodocrosita, Safira, Selenita, Shattuckita, Smithsonita, Sodalita.

Coerência – Rodonita, Thulita, Rubi.

Colaboração – Jade do Transvaal, Quartzo (Cristal Catedral), Vesuvianita, Vivianita.

Compreensão - Ajoíta, Azurita, Crisocola, Jaspe, Pirita, Rodocrosita, Sílica Gema, Sugilita, Topázio Imperial, Turquesa, Vivianita.

Comunicação – Água Marinha, Ajoíta, Albita, Crisocola, Espinélio (azul), Euclásio, Larimar, Rodocrosita (amorosa), Sílica Gema, Sodalita, Topázio Azul, Turquesa, Vivianita.

Concentração – Azurita, Lápis Lázuli, Quartzo (Cristal), Topázio Imperial, Turmalinas (todas).

Condicionamentos Mentais – Charoíta, Granada, Obsidiana.

Confiança – Charoíta, Cornalina, Hemimorfita, Magnetita, Malaquita, Rubi, Smithsonita, Variscita.

Confusão Mental - Apatita, Azurita, Charoíta, Diamante, Diamante Herkimer, Quartzo (Cristal), Selenita, Tempest Stone.

Consciência - Ametista, Azurita, Charoíta, Diamante, Diamante Herkimer, Quartzo (Cristal), Rubi, Safira, Selenita, Sílica Gema, Sugilita, Uvarovita.

Constância – Zircão.

Continuidade – Zircão.

Controle – Crisoprásio, Goshenita, Ônix, Quartzo Enfumaçado.

Cooperação - Albita, Quartzo (Cristal Catedral), Vesuvianita, Vivianita.

Coordenação - Azurita, Goshenita, Quartzo Enfumaçado.

Coragem - Ametista, Bixbita, Cornalina, Crisoprásio, Crocoíta, Granada, Heliotrópio, Jadeíta, Sodalita.

Correção – Euclásio, Smithsonita.

Covardia - Bixbita, Cornalina, Crocoíta, Granada.

Crenças - Adamita, Azurita, Calcantita, Calcita Verde, Halita, Lepidolita, Madeira Petrificada, Obsidiana, Opala Negra, Quartzo (Cristal Elestial), Safira.

Criança Interior – Ágata Azul Rendada, Calcita Violeta (Cobaltocalcita), Larimar, Quartzo Rosa, Smithsonita.

Criatividade - Ajoíta, Alexandrita, Amazonita, Andaluzita, Cornalina, Crocoíta, Euclásio, Hemimorfita, Larimar, Quartzo Olho de Tigre, Rubelita, Safira, Sodalita, Topázio Imperial, Vanadinita, Wulfenita, Zincita.

Crítica – Rodocrosita, Rubi.

Culpa – Crisocola, Quartzo (Cristal Elestial), Quartzo (Cristal Ísis), Rodocrosita, Sílica Gema, Zircão.

Dependência – Rodocrosita.

Depressão - Ágata de Botswana, Ágata Musgo, Azurita, Citrino, Coral, Crisocola, Enxofre, Espinélio, Granada, Lápis Lázuli, Larimar, Opala, Peridoto, Pirita, Quartzo Azul, Quartzo Enfumaçado, Quartzo Rosa, Quartzo Rutilado, Rodocrosita, Rubi, Safira, Sílica Gema, Topázio Imperial, Turquesa, Vesuvianita, Zircão.

Desapego – Calcita Verde, Obsidiana, Quartzo (Cristal Elestial).

Desapontamento – Quartzo Rosa, Rodocrosita, Rubi.

Desespero – Dioptásio, Quartzo (Cristal Ísis), Rodocrosita, Rubi, Tempest Stone.

Desorientação – Adamita, Água Marinha, Azurita, Quartzo Enfumaçado, Rubi, Turmalina Preta.

Dinamismo - Cinábrio, Cornalina, Crocoíta, Hemimorfita, Rubi.

Diplomacia - Euclásio.

Disciplina – Azurita, Lápis Lázuli, Rubi.

Dispersão de Energias – Âmbar, Malaquita, Quartzo (Cristal), Turquesa.

Disposição – Bixbita, Cornalina, Crocoíta, Malaquita, Piromorfita, Rubi.

Divertimento - Ágata Azul Rendada, Larimar, Smithsonita.

Dores Emocionais – Dioptásio, Larimar, Malaquita, Quartzo Rosa, Rodocrosita, Sílica Gema, Tempest Stone.

Dúvida – Rubi.

Ego – Crisoprásio, Hemimorfita, Peridoto, Rodocrosita.

Ego negativo – Crisoprásio, Hemimorfita, Peridoto.

Egoísmo – Enxofre, Granada, Rodocrosita.

Elegância – Alexandrita, Hemimorfita, Sílica Gema, Smithsonita.

Empoderamento (Conhecer, reconhecer e assumir seus poderes e forças interiores) – Cinábrio, Crisântemo, Diamante, Diamante Herkimer, Dioptásio, Jadeíta, Malaquita, Quartzo (Cristal), Rubi, Selenita, Serpentina, Sílica Gema, Tanzanita, Turquesa, Variscita, Verdelita.

Energia Eletromagnética - Quartzo Rutilado, Rutilo.

Entusiasmo - Hemimorfita, Smithsonita.

Equilíbrio do Centro - Ágata Dendrítica, Alabastro, Âmbar, Calcita Vermelha, Citrino, Galena, Hematita, Jaspe, Magnetita, Quartzo (Cristal), Quartzo Enfumaçado, Realgar, Rubi.

Equilíbrio Emocional – Adamita, Ametista, Aventurina, Citrino, Dioptásio, Esmeralda, Jaspe, Kunzita, Larimar, Malaquita, Nefrita, Pedra da Lua, Quartzo (Cristal), Quartzo Rosa, Realgar, Rodocrosita, Rubi, Serpentina, Shattuckita, Sílica Gema, Smithsonita, Tempest Stone, Topázio Imperial, Turquesa, Unakita, Uvarovita.

Esperança – Dioptásio.

Espírito de Aventura – Cinábrio, Larimar.

Espontaneidade – Larimar, Vanadinita.

Estabilidade – Quartzo Enfumaçado, Quartzo Rutilado, Rubi, Rutilo.

Evolução – Zircão.

Excelência – Euclásio, Rubi, Safira, Sílica Gema.

Excitamento – Cornalina, Crocoíta, Kunzita.

Expectativa – Pirita.

Expressão Pessoal – Água Marinha, Amazonita, Apatita, Esmeralda, Jadeíta, Larimar, Malaquita, Nefrita, Quartzo (Cristal), Quartzo Azul, Quartzo Rosa, Safira, Smithsonita, Topázio Azul, Turmalinas (todas), Turquesa, Vanadinita.

Felicidade – Calcita Laranja, Escolecita, Larimar, Quartzo (Cristal Arco-íris), Smithsonita.

Feminilidade – Crisocola, Opala Branca, Pedra da Lua, Rubi, Sílica Gema.

Flexibilidade – Crisoprásio, Larimar, Rubi, Selenita.

Fluidez - Crisocola, Larimar, Opala Branca, Sílica Gema.

Fobias – Azurita, Dioptásio, Sugilita, Tempest Stone.

Foco - Âmbar, Howlita, Pérola, Quartzo (Cristal), Unakita.

Força - Crocoíta, Malaquita, Realgar, Rubi, Topázio Imperial.

Frustração – Pirita, Quartzo Rosa, Rodocrosita, Rubelita.

Ganância - Crisoprásio.

Generosidade – Papagoíta, Rodocrosita, Sílica Gema.

Graça – Quartzo (Cristal), Sílica Gema, Smithsonita, Turquesa.

Habilidade – Esmeralda.

Harmonia – Angelita, Barita, Brasilianita, Esmeralda, Galena, Larimar, Opala, Pedra da Lua, Realgar, Rubelita, Rubi, Sílica Gema, Turquesa, Verdelita.

Histeria – Crisoprásio, Halita, Hematita, Quartzo (Cristal), Selenita, Sugilita, Tempest Stone.

Hostilidade – Crisocola, Lepidolita, Rodocrosita, Sílica Gema, Sugilita.

Humildade – Rodocrosita.

Ideais – Diamante, Diamante Herkimer, Rubi.

Identidade – Danburita, Jade do Transvaal.

Imagem Materna - Crisocola, Cuprita, Pedra da Lua, Pérola, Quartzo (Cristal Ísis), Quartzo Rutilado, Rutilo, Sílica Gema.

Imagem Paterna – Cuprita, Diopsídio, Esmeralda, Quartzo Rosa, Quartzo Rutilado, Rubi, Rutilo, Verdelita.

Imaginação – Azurita, Crisoprásio, Espinélio (azul), Granada, Labradorita, Ulexita.

Imaturidade – Azurita, Crisocola.

Indecisão – Cornalina, Crocoíta, Malaquita, Ônix, Quartzo Enfumaçado, Rubi.

Independência – Aventurina, Barita, Pedra do Sol.

Individualidade – Danburita, Jade do Transvaal, Unakita.

Inferioridade - Cornalina, Crisoprásio, Rubi.

Inibições – Cornalina, Papagoíta, Rodocrosita.

Inocência – Água Marinha, Diamante, Diamante Herkimer, Larimar, Topázio Azul, Zircão.

Inovação – Magnesita.

Insegurança – Cornalina, Crocoíta, Diamante, Diopsídio, Madeira Petrificada, Magnesita, Malaquita, Quartzo Enfumaçado, Rodocrosita (emocional), Rubi.

Integração – Lingam, Vivianita.

Inteligência – Azurita, Larimar, Safira.

Interiorização – Lápis Lázuli.

Intolerância – Bixbita, Larimar, Quartzo Rosa, Rodocrosita, Rubi, Turquesa.

Introversão – Cornalina, Indicolita, Lápis Lázuli.

Inveja – Diamante, Peridoto, Rodocrosita, Sugilita, Topázio Imperial.

Irmandade – Angelita, Barita, Jade do Transvaal, Quartzo (Cristal Catedral).

Irritabilidade – Enxofre, Halita, Magnesita, Pérola, Turquesa.

Julgamento – Bixbita, Rubi, Safira, Sugilita.

Lazer – Larimar.

Lealdade – Pérola, Rodocrosita, Vesuvianita.

Letargia – Ágata de Botswana, Cornalina, Crocoíta, Selenita.

Liberdade – Halita, Larimar.

Liderança – Crisântemo, Malaquita, Rubi.

Limites Pessoais – Galena, Quartzo (Cristal Laser), Rodocrosita, Turmalina Preta, Wulfenita.

Mágoa – Albita, Calcita Rosa, Crisocola, Peridoto, Quartzo Rosa, Rubi, Sílica Gema.

Maleabilidade – Selenita.

Manias – Kunzita.

Masculinidade – Crocoíta, Cuprita, Lingam, Opala de Fogo, Pedra do Sol, Selenita.

Maturidade - Crisocola, Esmeralda, Malaquita, Rubi, Sílica Gema.

Medos – Aventurina, Azurita, Bixbita, Calcantita, Calcita Rosa, Charoíta, Citrino, Coral Negro, Crocoíta, Granada, Heliotrópio, Madeira Petrificada, Magnetita, Malaquita, Obsidiana, Pedra do Sol, Rubi, Topázio Imperial, Vesuvianita.

Memória – Âmbar, Ametista, Andaluzita, Azurita, Kunzita, Lápis Lázuli, Sodalita.

Merecimento – Crisoprásio, Quartzo Rosa, Sílica Gema.

Mudanças – Calcantita, Calcita Verde, Calcita Azul, Dioptásio, Goshenita, Halita, Lepidolita, Malaquita, Rubelita, Shattuckita, Tempest Stone.

Natureza (conexão) – Ágata Dendrítica, Coral, Cornalina, Larimar, Quartzo Enfumaçado, Rodocrosita, Shattuckita, Variscita, Verdelita, Wulfenita.

Naturalidade – Larimar.

Negatividade – Hematita, Magnetita, Malaquita, Obsidiana, Quartzo (Cristal Laser) , Quartzo Enfumaçado, Quartzo Rutilado, Rutilo, Selenita, Turmalina Preta, Turquesa.

Nervosismo – Apatita, Citrino, Crisocola, Diamante, Magnesita, Opala, Rodocrosita, Rubi.

Objetividade – Diopsídio, Rubi, Sodalita.

Observação Detalhada – Ágata de Botswana, Azurita, Quartzo (Cristal), Quartzo Olho de Falcão, Ulexita.

Obsessão – Obsidiana, Quartzo (Cristal Elestial), Tempest Stone.

Ódio – Crisocola, Quartzo (Cristal Elestial), Quartzo Rosa, Rodocrosita, Rubi, Sílica Gema, Sugilita, Turquesa.

Originalidade - Aventurina, Larimar, Pedra do Sol.

Organização – Cinábrio, Vanadinita.

Orgulho – Quartzo Rosa, Rodocrosita.

Otimismo – Papagoíta, Quartzo Olho de Tigre, Smithsonita.

Ousadia - Cornalina, Crocoíta.

Paciência - Azurita-Malaquita, Crisocola, Danburita, Howlita, Peridoto, Rodonita, Sílica Gema, Thulita, Vanadinita.

Paixão – Cornalina, Crocoíta, Dioptásio, Rodocrosita, Rubi, Sílica Gema.

Pânico – Cornalina, Crisocola, Crisoprásio, Crocoíta, Dioptásio, Quartzo (Cristal Ísis), Sílica Gema, Tempest Stone.

Passividade – Cornalina, Crocoíta, Opala de Fogo, Rubelita, Rubi.

Paz – Angelita, Celestita, Crisoberilo, Crisocola, Indicolita, Lápis Lázuli, Larimar, Magnesita, Papagoíta, Quartzo (Cristal), Rubelita, Safira, Sílica Gema, Smithsonita, Turquesa.

Percepção – Azurita, Lápis Lázuli, Quartzo (Cristal), Turquesa.

Perdão – Crisoberilo, Crisocola, Dioptásio, Larimar, Lepidolita, Quartzo (Cristal Ísis), Quartzo Rosa, Rodocrosita, Rutilo, Sílica Gema, Smithsonita, Turquesa.

Perseverança – Danburita.

Personalidade – Coral, Danburita, Diamante, Diamante Herkimer, Esmeralda, Rubelita, Safira, Selenita, Smithsonita, Zircão.

Pesadelos – Coral, Granada, Obsidiana, Quartzo Enfumaçado, Rodocrosita, Rubi, Sugilita.

Planejamento - Andaluzita, Azurita.

Poder Pessoal – Cinábrio, Cornalina, Crisântemo, Crocoíta, Diamante, Diamante Herkimer, Dioptásio, Jadeíta, Malaquita, Quartzo (Cristal), Quartzo Enfumaçado, Rubi, Serpentina, Shattuckita, Tanzanita, Turquesa, Zincita.

Possessividade – Quartzo Rosa.

Potencial do Futuro - Calcita Dente de Cão.

Praticidade – Diopsídio, Malaquita, Quartzo Enfumaçado, Quartzo Olho de Tigre.

Preconceito – Sugilita.

Preguiça - Cornalina, Crocoíta, Piromorfita.

Preocupação – Azurita, Madeira Petrificada.

Progresso – Malaquita.

Propósito – Diamante, Diamante Herkimer, Rubi.

Proteção – Alexandrita, Angelita, Diamante, Diamante Herkimer, Hematita, Jaspe, Malaquita, Obsidiana, Pirita, Quartzo (Cristal Elestial), Quartzo (Cristal Laser), Quartzo Enfumaçado, Quartzo Rutilado, Rutilo, Selenita, Sugilita, Topázio Imperial, Turmalina Preta, Turquesa.

Pureza - Ágata Azul Rendada, Água Marinha, Celestita, Diamante, Diamante Herkimer, Larimar, Pérola, Quartzo (Cristal), Selenita, Sílica Gema, Topázio Azul, Zircão.

Racionalização - Andaluzita, Azurita.

Raiva – Citrino, Crisocola, Enxofre, Heliotrópio, Hemimorfita, Larimar, Magnetita, Obsidiana, Peridoto, Quartzo Rosa, Rodocrosita, Rubi, Sílica Gema, Sugilita, Turquesa, Vesuvianita.

Reconciliação – Brasilianita, Crisocola, Hemimorfita, Quartzo (Cristal Gêmeos Tântricos), Rodocrosita, Smithsonita.

Relacionamentos – Apatita, Barita, Brasilianita, Esmeralda, Hemimorfita, Larimar, Nefrita, Orpimento, Papagoíta, Peridoto, Quartzo (Cristal Gêmeos Tântricos), Rodocrosita, Rubelita, Rubi, Serpentina, Smithsonita, Uvarovita, Vivianita, Zincita.

Relaxamento - Ametista, Crisocola, Fluorita, Hemimorfita, Larimar, Sílica Gema, Turquesa.

Remoção de Obstáculos – Cinábrio, Malaquita, Obsidiana, Quartzo (Cristal Elestial), Selenita.

Remorso – Crisocola, Quartzo (Cristal Ísis), Quartzo Rosa, Rodocrosita, Sílica Gema.

Responsabilidade - Azurita, Cuprita, Fluorita, Hemimorfita, Malaquita, Rubi.

Rigidez - Calcita Verde, Madeira Petrificada, Quartzo (Cristal), Selenita.

Segurança – Ágata Musgo, Madeira Petrificada, Magnesita, Malaquita, Quartzo Enfumaçado, Rubi.

Sensatez - Azurita, Fluorita.

Sensibilidade – Crisocola, Rodocrosita, Sílica Gema.

Sexualidade – Crisoprásio, Diamante, Espinélio, Fluorita, Granada, Jaspe Vermelho, Quartzo Vermelho, Rubelita.

Significado da Vida – Alabastro, Azurita.

Sinceridade – Pérola, Rodocrosita.

Solidão – Calcita Rosa, Dioptásio, Dolomita, Escolecita, Larimar, Quartzo Rosa, Rodocrosita, Sílica Gema, Smithsonita.

Solidariedade – Jade do Transvaal, Quartzo (Cristal Catedral).

Sonhos – Azurita, Diamante, Diamante Herkimer, Jadeíta, Jaspe Paisagem, Nefrita, Quartzo Enfumaçado, Serpentina, Ulexita.

Sorte - Alexandrita, Amazonita, Turquesa.

Suavidade – Ágata Azul Rendada, Brasilianita, Crisocola, Larimar, Quartzo Rosa, Sílica Gema, Smithsonita.

Sucesso – Amazonita, Jaspe Pele de Leopardo, Malaquita, Quartzo Olho de Tigre.

Superioridade – Crisoprásio, Rubi.

Talento Artístico – Amazonita, Turquesa.

Temores - Azurita.

Tenacidade - Cornalina, Crocoíta.

Tendências Autodestrutivas - Citrino, Rubelita, Sugilita.

Tensões – Alabastro, Ametrino, Citrino, Crisocola, Larimar, Malaquita, Sílica Gema, Smithsonita, Tempest Stone, Turquesa.

Timidez - Água Marinha, Cornalina, Crocoíta, Lápis Lázuli, Rodocrosita, Topázio Azul.

Tolerância - Bixbita, Crisocola, Sílica Gema.

Tranquilidade – Larimar, Papagoíta, Safira, Sílica Gema, Turquesa.

Traumas emocionais – Calcita Azul, Calcita Rosa, Calcita Violeta (Cobaltocalcita), Crocoíta, Larimar, Malaquita, Quartzo Rosa, Rodocrosita, Selenita, Sílica Gema, Smithsonita, Tempest Stone, Topázio Imperial.

Tristeza – Calcita Rosa, Crisocola, Dolomita, Quartzo Rosa, Rodocrosita, Sílica Gema, Smithsonita.

Vacilo - Cornalina, Quartzo Enfumaçado.

Vazio – Citrino, Dioptásio, Larimar, Quartzo (Cristal Ísis), Quartzo Rosa, Rodocrosita, Sílica Gema.

Verdade – Água Marinha, Azurita, Celestita, Charoíta, Cuprita, Diamante, Diamante Herkimer, Fluorita, Quartzo (Cristal), Rubi, Topázio Azul, Turquesa.

Vergonha – Cornalina, Dioptásio, Quartzo Rosa, Rodocrosita.

Vícios – Ametista, Charoíta, Selenita, Sugilita.

Violência – Crisocola, Rodocrosita, Sílica Gema, Sugilita, Turquesa.

Virtude – Larimar, Sílica Gema, Zircão.

Visão – Andaluzita, Azurita, Indicolita, Labradorita, Lápis Lázuli, Pirita, Quartzo (Cristal) , Sílica Gema, Sílica Gema, Ulexita.

Vitimização – Dioptásio, Quartzo (Cristal Ísis), Rodocrosita, Sílica Gema, Smithsonita.

Vitória – Piromorfita.

Vontade – Citrino, Cornalina, Crocoíta, Cuprita, Enxofre, Espinélio (amarelo), Malaquita, Rubi.

Voz - Água Marinha, Topázio Azul.

Vulnerabilidade – Crisocola, Larimar, Quartzo Rosa, Rodocrosita, Sílica Gema.

Toda a informação foi retirada do site do DUNCAN, recomendamos a sua pesquisa.



A cura pela cor a bem dizer, talvez tenha sido o primeiro tipo de terapia empregada pelo homem, pois foi o método doado pela própria natureza e um recurso natural, para conservar o organismo equilibrado e em harmonia.

Assim, a cromoterapia está tão relacionada psíquica e organicamente à existência humana, quanto o ar que respiramos e o alimento que ingerimos.

A existência da CROMOTERAPIA é marcada por passagens memoráveis na esteira dos tempos, cujos reflexos poderiam ser aferidos como marcos de saúde, nos Atlantes, Sumerianos, Caldeus, Egípcios, Chineses e tantas outras civilizações antigas.

Cromoterapia é a prática que utiliza a vibração das cores do espectro solar para restaurar o equilíbrio físico-energético em áreas do corpo que apresentam alguma disfunção. As propriedades terapêuticas de cada cor vão agir nos campos energéticos que chamamos de Chacras, corrigindo e reativando o campo vibratório celular.

A Cromoterapia é uma terapia holística por tratar o ser como um todo. Cada cor tem uma vibração específica, atuando desde o nível físico até níveis mais sutis. A aplicação de cada cor tem como finalidade suprir carências de determinadas vibrações energéticas no corpo e neutralizar o excesso de outras.


O branco é a cor da pureza e vós deveis usá-lo e dele vos rodear.

Ele contém todas as outras cores. O violeta é uma cor que vibra muito alto e muito rapidamente; purifica e consome tudo o que não é luz. Quando se quer purificar a vida, para alcançar a própria vibração, é preciso usar violeta.

A humanidade inteira deve passar por um estado de purificação; assim sendo, o violeta deve estar por toda a parte.

O amarelo é a cor da sabedoria.

Ele tem uma vibração que acalma e pacifica.

O azul é a cor da energia. É preciso qualificar esta vibração pela vibração do amor, que é o rosa.

O verde é a cor da abundância, abundância de luz, abundância de substância, abundância de dinheiro.

O verde e o amarelo juntos são um talismã para se obter tudo aquilo de que se tem necessidade.

O rosa é o amor divino.
O vermelho é má Vibração de cólera.
Nunca os Mestres o empregam. É, além disso, uma cor que anuncia o perigo e, se os toureiros o empregam para excitar a cólera dos touros, que efeito pensais que ela produz nos humanos, que têm um sistema nervoso mais delicado e mais sensível?
O negro é a ausência de toda vibração benéfica. O negro não deixa passar a luz cósmica. Nenhum bem pode resultar do emprego do negro.
Não useis nunca o negro, é a cor da renúncia a toda sorte, a toda felicidade, à luz.

E quem quer renunciar à luz? As criancinhas são muito sensíveis às cores. Elas ficam contentes quando as pessoas que as rodeiam usam o branco, o rosa, o azul claro, o amarelo, o verde, o violeta. Mas choram quando se as toma nos braços vestidos de vermelho ou de negro. A noite é negra, dir-se-á; não, a noite não é negra, ela é azul, ela é benéfica, ela é pura, ela é construtiva.

Meus queridos filhos da luz, usai cores claras e puras que deixem passar a força cósmica.
Não useis nunca o vermelho, nunca o negro, o marrom, o cinzento, o grenat; não useis nunca tintas misturadas, compostas, sujas ou neutras.
Deixai passar a luz através de vossas roupas, cercai-vos de cores vibrando alto.
Que a luz cósmica vos atravesse, vos banhe e vos envolva... As cores são muito, muito importantes na vida dos humanos. Fazei apelos contra a força sinistra que influencia a moda. Pedi que Deus ilumine os portadores de vestes negras ou vermelhas.
Pedi que os corpos mentais superiores dos humanos os influenciem no sentido das cores construtivas e benéficas.
Quantas cenas são provocadas por um vestido ou um casaco vermelho.
Quanta tristeza poderia ser banida da Terra, se a cor negra fosse banida do uso dos homens!

As cores têm uma grande importância. Elas têm vibrações que correspondem a certas qualidades e é suficiente usar uma cor que corresponda, por exemplo, à discórdia, para mergulhar a discórdia na corrente cósmica. Tudo é vibração. Meus filhos, mantende vosso padrão, subi, subi na luz, no branco, e nada mais de mal poderá vos atingir. O branco é a cor da pureza ideal e da luz.

A instrução de Saint Germain deve ser fielmente adotada, porque nós a preparamos para ajudar os Ocidentais a evoluir. Adotamos estas regras para nós e para vós. Essas vibrações são necessárias à vossa atividade e se eu fosse vós, daria muita atenção às cores que usais e que vos rodeiam.
É preciso guardar o ensinamento de Saint Germain convosco e pô-lo em prática.
Um ser que está vestido como não deve, não pode irradiar como nós irradiamos. Somos seres de cores brilhantes como vós, mas não podeis irradiar se não deixais vossa luz sair de vós, e as cores destrutivas destróem e abaixam vossas vibrações e vossas cores. Pensai nisso, meus queridos filhos, e cumpri nossas vontades. Nós vos faremos subir mais alto nas nossas oitavas.
Essas cores não são da luz. Ora, não há senão luz nas nossas oitavas. Somos todos brancos, rosas, azuis, amarelos, malvas *, verdes e nada fazemos para esconder nossa luz. Se quiserdes vir a nós, não filtreis vossa luz.

*Cor da flor de malva, que é arroxeada. (Nota da tradutora).

As idéias que fazem os humanos sobre as cores não impedem de cumprir-se a lei.

As cores têm todas sua vibração que corresponde às qualidades e aos defeitos e nada, nem pessoa alguma, poderá mudá-las. É uma lei imutável e é preciso conhecê-la e respeitá-la quando se quer ser feliz. Nós vos rogamos refletirdes nisso e vos conformardes.

Nós vos abençoamos.

CENTRO ESPIRITUAL DE VAHALI - BRASIL


A vibração de cada cor pode ser introduzida no corpo através de alimentos, líquidos e sólidos solarizados, luz solar ou artificial, visualização de cores, roupas, ambientes, pedras e cristais.

A Cromoterapia trata de inúmeras disfunções orgânicas, tais como, pressão alta ou baixa, artero-esclerose, anemia, gastrite, úlcera, hepatite, hemorroidas, cálculos renais, Mal de Parkinson, cefaleia, bronquite, sinusite, conjuntivite e, até mesmo, queda de cabelo. Com o aparelho de Cromoterapia podem ser realizadas sessões, utilizando cores e procedimentos específicos para o tratamento de cada disfunção.