30.8.15

HOLOTROPICO

Os estados holotrópicos são caracterizados pelas mudanças perceptuais dramáticas em todas as áreas sensoriais. Quando fechamos nossos olhos, nosso campo visual pode ser inundado com imagens advindas de nossas histórias pessoais e do inconsciente coletivo e individual. Podemos ter visões e experiências retratando vários aspectos dos reinos animal e botânico, da natureza em geral ou do cosmos. Nossa experiência pode nos levar para dentro do reino de seres arquetípicos e regiões mitológicas. Quando abrimos os olhos, nossa percepção do meio pode ser transformada, de forma ilusória, pelas projeções vividas do seu material inconsciente. Isso pode ser acompanhado por uma ampla variedade de experiências envolvendo outros sentidos - vários sons, sensações físicas, cheiros e tatos.


 Stanislav Grof e Christina Grof.

RESPIRAÇÃO HOLOTRÓPICA E  TRABALHOS EM MANDALAS 








A Respiração Holotrópica™ é uma revolucionária técnica de autoexploração e
psicoterapia criada pelo psiquiatra Stanislav Grof - um dos fundadores e principais teóricos da Psicologia Transpessoal - e sua esposa, Christina. É aplicada desde 1976 com profundos impactos terapêuticos e de desenvolvimento pessoal.

Holotrópico significa "movendo-se em direção à totalidade". Deriva do grego
holos (todo) e trepein (mover-se em direção a). Na Respiração Holotrópica™,
estes estados ampliados de consciência e seu pontencial de cura e transformação
são alcançados com a combinação de técnicas essencialmente simples: respiração
profunda e acelerada, música evocativa e trabalho corporal em um ambiente
seguro e responsável. Corpo, mente, emoções e espírito trabalham em conjunto e,
dessa forma, acessam o Ser Integral, que reúne estes campos.

Ao atingir estados incomuns de consciência, o método permite que os participantes se conectem à sabedoria e à capacidade de cura próprias de seu
corpo e psiquismo, capaz de selecionar e trazer à tona conteúdos de forte carga
emocional e, portanto, de grande importância às dinâmicas psíquicas. Pode-se
reviver ou conectar-se com material biográfico, ter acesso às memórias do
nascimento e da vida pré-natal, além de infindável espectro dos fenômenos
transpessoais. O campo transpessoal compreende experiências nas quais o indivíduo não está limitado ao ego, espaço ou tempo. Há uma conexão natural com os domínios míticos e arquetípicos, o inconsciente coletivo, o transcendente e o cosmos. Este mergulho profundo proporciona a cura de distúrbios emocionais e
psicossomáticos. Desperta uma visão mais compassiva para consigo, pela
humanidade e para com o planeta.

 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


    Um aspecto interessante, em particular, dos estados holotrópicos é seu efeito nos processos do pensamento. O intelecto não é prejudicado, mas funciona de um modo que é significativamente diferente do modo diário de operação. Enquanto podemos não ser capazes de depender do nosso julgamento, em matérias práticas ordinárias, podemos ser literalmente inundados com notáveis informações válidas, em uma variedade de assuntos. Podemos encontrar insights psicológicos profundos no que diz respeito à nossa história pessoal, dinâmica inconsciente, dificuldades emocionais e problemas interpessoais. Podemos, também, experienciar revelações extraordinárias concernentes a vários aspectos da natureza e do cosmos, que por uma larga margem transcendem nossos antecedentes intelectual e educacional. Contudo, grande parte dos mais interessantes insights, que se tornam disponíveis nos estados holotrópicos, gira em torno de assuntos espirituais, filosóficos e metafísicos.

    http://diacrianos.blogspot.com.br/2007/10/re
  • spirao-holotrpica-no-processo-xamnico.html