25.5.11

EP # As dez esferas




Fig. 1: Michelangelo Cactani, La Materia della Divina Comedia di Dante Aliguieri, 1855.
Logo no primeiro capítulo d’O Tratado da Sphera podemos ler, no texto traduzido de Sacrobosco:

"[…] a esfera divide-se em nove esferas: a nona que é o primeiro móbil, a esfera das estrelas fixas que é o firmamento e em sete esferas de sete planetas."

Já na Divina Comédia (ca. 1321), Dante utiliza o modelo do mundo com nove esferas, as quais Beatriz e ele próprio sobem até chegar ao Empírio.

Na Divina Comédia de Dante (1307-1321), o Inferno encontra-se no interior da Terra.

A alma, no seu caminho para Deus, deve subir através do Purgatório e das nove esferas (dos planetas, das estrelas e da esfera de cristal) até chegar ao Paraíso.

Mas Pedro Nunes faz a seguinte anotação junto ao texto de Sacrobosco:

"segundo a comum escola dos astrólogos a nona esfera não é primeiro móbil mas segundo e o décimo é o primeiro: e nestes dois céus de cima não há estrelas"

Machina do Mundo de Pedro Nunes tem afinal dez esferas, mais uma que a de Sacrobosco, e será esta nova proposta a adoptada por Camões, que deste modo mostra seguir a “comum escola” dos astrónomos do seu tempo, como veremos nas estâncias 85 a 89 do Canto X de Os Lusíadas.

Para Pedro Nunes, a Machina do Mundo era composta de dez esferas celestes concêntricas. No centro estava a Terra, formada pelos quatro elementos: terra água, ar e fogo, e sobre ela estavam dez esferas: as das sete estrelas errantes (os planetas, o Sol e a Lua), a das estrelas fixas e ainda mais duas esferas que explicavam uma o movimento diurno das estrelas (as fixas e as errantes), e outra o movimento de precessão dos equinócios, na altura chamado movimento dos auges e estrelas fixas.

Mais tarde veremos que na esfera de cada planeta, existem por vezes vários céus que ajudam a explicar o movimento desse planeta.

Convém sublinhar que Pedro Nunes utiliza a palavra esferapara designar o conjunto dos céus de cada planeta (e da Lua e do Sol, na altura também chamados planetas) e que traduz a palavra orbe por céu. Ora, Camões, com a sua liberdade poética, utiliza indistintamente as palavras esfera, orbe ou céu.
Aqui se lhe apresenta que subia
Tão alto que tocava a prima Esfera

Donde diante vários mundos via,
Nações de muita gente, estranha e fera;
E lá bem junto donde nasce o dia
Despois que os olhos longos estendera
Viu de antigos, longinquos e altos montes
Nascerem duas claras e altas fontes.
Canto IV, 69
D. Manuel, num sonho profético, sobe no ar tão alto que toca a esfera da Lua. Nesta estância, Camões usa a palavra esfera com o sentido que Pedro Nunes dá à palavra.

Ouviu-lhe estas palavras piadosas
A fermosa Dione e, comovida,
Dantre as Ninfas se vai, que saudosas
Ficaram desta súbita partida.
Já penetra as Estrelas luminosas,
Já na terceira Esfera recebida
Avante passa, e lá no Sexto Céu,
Pera onde estava o Padre, se moveu.
Canto II, 33
Aqui Vénus sobe à sexta esfera, de Júpiter, depois de recebida na terceira, a sua.

Camões usa indistintamente as palavras esfera e céu, para designar o que Pedro Nunes chama esfera.



A Máquina do Mundo, in Margarita Philosophica de Gregório Reisch (1508)


Nas estâncias 85 a 89 do Canto X, a deusa Tétis descreve a Gama as dez esferas do modelo do mundo. Perante um modelo tridimensional, a descrição é feita de fora para dentro, como quem se aproxima e vê cada vez melhor os seus pormenores. Assim, na estância 85 descreve-se o primeiro móbil (ou seja, a décima esfera), na 86 o segundo móbil (a nona esfera), nas 87 e 88 o firmamento (a oitava esfera) e finalmente na 89 as sete esferas dos sete planetas.

O primeiro móbil ou décima esfera:
Enfim que o sumo Deus, que por segundas
Causas obra no Mundo, tudo manda.
E, tornando a contar-te das profundas
Obras da Mão Divina veneranda:
Debaxo deste círculo, onde as mundas
Almas divinas gozam, que não anda,
Outro corre, tão leve e tão ligeiro,
Que não se enxerga: é o Mobile primeiro.

Canto X, 85
Por baixo do Paraíso está o primeiro móbil, a décima esfera.

Camões usa aqui a palavra círculo para designaresfera.


O segundo móbil, cristalino ou nona esfera:
Com este rapto e grande movimento
Vão todos os que dentro tem no seio;
Por obra deste, o Sol, andando a tento,
O dia e noite faz com curso alheio.
Debaxo deste leve, anda outro lento,
Tão lento e sojugado a duro freio,

Que, enquanto Febo, de luz nunca escasso,
Duzentos cursos faz, dá ele um passo.
Canto X, 86
Por baixo do primeiro móbil, leve e ligeiro, está o segundo móbil, lento.


O Firmamento ou oitava esfera, onde se encontram as estrelas fixas:
«Olha estoutro debaxo, que esmaltado
De corpos lisos anda e radiantes, 

Que também nele tem curso ordenado
E nos seus axes correm cintilantes.
Bem vês como se veste e faz ornado
Co largo Cinto de ouro, que estelantes
Animais doze traz afigurados,
Apousentos de Febo limitados.
Canto X, 87
No Firmamento, os corpos lisos são as estrelas fixas, o Cinto de Ouro é o Zodíaco e os doze animais são os doze signos ou aposentos do Sol, sobre o Zodíaco.

Olha por outras partes a pintura
Que as Estrelas fulgentes vão fazendo:
Olha a Carreta, atenta a Cinosura,
Andrómeda e seu pai, e o Drago horrendo;
Vê de Cassiopeia a fermosura
E do Orionte o gesto turbulento;
Olha o Cisne morrendo que suspira,
A Lebre e os Cães, a Nau e a doce Lira. 

Canto X, 88
A deusa chama a atenção de Gama para as imensas constelações formadas pelas estrelas fixas sobre o firmamento.


Sete esferas para os sete planetas:

Debaxo deste grande Firmamento,
Vês o céu de Saturno, Deus antigo;
Júpiter logo faz o movimento,
E Marte abaxo, bélico inimigo;
O claro Olho do céu, no quarto assento,
E Vénus, que os amores traz consigo,
Mercúrio, de eloquência soberana;
Com três rostos, debaxo vai Diana.

Canto X, 89
E debaixo do firmamento é possível encontrar sucessivamente as esferas de Saturno, Júpiter, Marte, Sol, Vénus, Mercúrio e Lua.

Aqui Camões usa sempre a palavra céu, para designar o que Pedro Nunes chama esfera.





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MULTIVERSO

Esta ideia, aliás, tem sido defendida e atacada por cientistas e filósofos de renome ao longo de todo o século XX até à actualidade.


Ilustração do conceito de Universos independentes num espaço infinito.
A teoria do Multiverso é, portanto, uma das teorias mais revolucionárias da nossa era. Mas de que se trata afinal?

Para sermos exactos não se trata de uma teoria única mas antes de um conjunto de ideias tanto científicas como filosóficas bastante abrangente. Não é a primeira vez que cientistas e filósofos estudam uma mesma ideia. Na antiguidade a fronteira entre ambas as abordagens era extremamente vaga. É, apesar disso, a primeira vez nos tempos modernos, que se reconhece a interligação entre as duas áreas de uma forma tão evidente.

Temos assim, quatro grupos relativamente à ideia de Multiverso.

No primeiro, encontramos a abordagem mais clássica, a do espaço infinito. De acordo com esta teoria, o espaço é infinito e, nele, coexistem diversos Universos que não interagem entre si devido à sua enorme distância e ao facto de o próprio espaço se estar a expandir, alargando assim esse fosso. De acordo com os defensores desta teoria, o nosso Universo terá actualmente um raio de 46 mil milhões de anos-luz, dos quais nós só conseguimos observar cerca de 14 mil milhões devido ao facto de a velocidade da luz ser limitada. Esta teoria diz também que todos os Universos têm as mesmas leis da Física, mas que a diversidade entre os Universos resulta da forma como a evolução pós-Big Bang decorre em cada um deles.


Ilustração dos Universos-bolha. As cores diferentes representam a possibilidade de as Leis da Física serem diferentes em cada Universo.
Seguidamente surgem as teorias dos Universos-bolha, também chamadas da Inflação Perpétua. Segundo os seus defensores, em cada Universo existem locais onde se dão novos Big Bangs, ou momentos inflacionários, que, por seu lado, dão lugar a novos Universos, numa sequência perpétua de criação e ampliação universal. Para os seus postulantes, as leis da Física variam de Universo para Universo e baseiam-se na Teoria das Super-Cordas.

Em terceiro lugar vem a teoria de que os buracos negros não são mais que portas de entrada para novos Universos, que existem no seu interior. Para os seus criadores, os buracos negros não possuem, portanto, uma singularidade central, ideia aliás muito contestada por diversos investigadores, mas antes que a força da gravidade existente dentro do buraco negro atinge um valor tal que se torna repulsiva, dando forma a um novo Universo no interior do buraco negro. Seriam, pois, uma espécie de buracos negros associados a um buraco branco, e conteriam o cerne de um novo Big Bang. Esta teoria prevê que as leis da Física se mantenham de um Universo para outro, ficando, no entanto, por explicar como a informação se mantém apesar de passar através de um buraco negro.

Finalmente vem a última teoria, a dos Universos Paralelos. Esta teoria, fruto da Mecânica Quântica, estabelece que, de acordo com o Princípio da Incerteza, todas as hipóteses possíveis co-existem até que o observador “opte” por uma delas. A novidade desta teoria em relação a este Princípio, é que postula que, na realidade, todas as hipóteses possíveis existem simultaneamente, mesmo após observação, já que existira um novo Universo para cada possibilidade. Tomando como exemplo a caixa do gato de Schrödinger, existiria um Universo em que o gato vivia, outro em que morria e um terceiro em que ninguém abria a caixa. Nesta última teoria as leis da Física não seriam um factor fundamental já que nós viveríamos num Universo em que todas as probabilidades conduziam à nossa existência, o chamado Princípio Antrópico.

Entre os defensores destas ideias extremamente revolucionárias, contam-se nomes sonantes, entre eles Stephen Weinberg, prémio Nobel da Física e fundador do Modelo Standard, Martin Rees, Astrónomo Real do Reino Unido e o incontornável Stephen Hawking.

Já os seus detractores contam com David Gross, também ele vencedor do prémio Nobel, ou Paul Steihardt, matemático teórico da inflação.

Espera-nos, portanto, uma verdadeira "luta de galos", pondo frente-a-frente alguns dos maiores génios da actualidade.