25.5.11

EP # YOGA - História

Rating:
Category:Other
História do Yoga

Conta-se que esta filosofia foi revelada aos sábios iluminados durante os estados meditativos. A primeira menção escrita do Yoga foi feita nos textos sagrados dos Vedas, cerca de 2500 anos AC. Posteriormente, surgiram os textos védicos chamados "Upanishads", nos quais se origina a filosofia Vedanta, a qual tem como idéia central a unidade de todas as coisas, a realidade absoluta de Brahman (Deus), que pode ser encontrada em vida através da interiorização e da ação correta.
Mais tarde, o yoga foi mencionado pelos textos dos Yoga Sutras escritos pelo sábio Patanjali e pelos dois grandes épicos que datam de cerca de 600 AC: o Ramayana, escrito por Vamiki, e o Mahabharata, escrito por Vyasa, onde se inclui o Bhagavad-Gita.
A palavra Yoga significa união. O encontro do Ser / Eu (Jiva) com a Criação / Criador (Brahman). Desta união nasce a consciência cósmica que libera o Homem dos conceitos de tempo, espaço e da dualidade, trazendo à luz sua verdadeira natureza e origem.
A expressão Hatha Yoga poder ser traduzida, dividindo-se as sílabas, nas palavras "ha" (sol) e "tha" (lua), cujo significado é atribuído à busca do equilíbrio das forças solar e lunar, masculina e feminina como objetivo final dessa prática. O Hatha Yoga predominantemente praticado no ocidente consiste principalmente da prática de asanas ou posturas que procuram estabelecer o equilíbrio do corpo e da mente, aliando os exercícios físicos com técnicas de respirações controladas.

Yoga Sutras:
Nos Yogas Sutras de Patanjali ficam definidos os oito passos da Yoga, que ajudam no processo de auto-realização, purificando o corpo e a mente, e aproximando o ser cada vez mais do objetivo final: a iluminação.

Os oito passos:

Yamas:
não-violência, praticar a verdade, não roubar, moderação nas ações, ser desapegado.
Niamas:
pureza, contentamento, austeridade, estudo das escrituras sagradas, viver na consciência divina.
Asanas:
prática das posturas.
Pranayamas:
harmonização da respiração.
Pratyahara:
conduzir a mente a interiorização, desconectar dos sentidos.
Dharana:
concentração.
Dhyana:
meditação.
Samadhi:
super consciência, iluminação.


Mais considerações:
http://www.vidadeyoga.com.br/?p=1532